top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Existe açúcar saudável? Nutricionista revela 14 tipos diferentes do produto

Veja abaixo quais são as principais variações disponíveis no mercado e o que esperar de cada uma delas


Existe açúcar saudável? Foto: Shutterstock / Saúde em Dia


Se você gosta de um docinho, mas quer iniciar ou manter uma alimentação mais saudável, fatalmente já deve ter se perguntado sobre isso. Afinal, existe algum tipo de açúcar saudável ou não? E a resposta não é tão simples assim, já que tudo depende de um contexto geral.


Isso significa que, caso a sua alimentação esteja bem planejada, tem espaço para tudo. Mas, é fato que, para incluir na dieta, existem opções mais interessantes do que o açúcar refinado tradicional. Por isso, com a ajuda da nutricionista funcional esportiva e vegetariana, Cintia Pettinati, detalhamos 14 tipos diferentes do produto. Confira:


14 tipos de açúcar e o que esperar de cada um


1. Açúcar mascavo: ele é o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como esse tipo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais minerais. Dessa forma, acaba sendo uma opção mais saudável do que o tradicional. Mas, vale lembrar que, ainda assim, ele é calórico. Sem falar que o seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, não é unânime.


Os mais diferentes


5. Açúcar de coco: uma das melhores opções para programas alimentares com restrições. Ele é mais leve, menos calórico e muito mais nutritivo que os adoçantes comuns do mercado. Sem falar que um dos benefícios é o seu baixo nível glicêmico. Ou seja, isso impede que ele se transforme em glicose no sangue muito rápido, sendo bom tanto para quem está seguindo uma dieta específica, como para os portadores de diabetes.


6. Melado de cana: é a forma líquida extraída direto da cana-de açúcar, que também tem o poder de adoçar muito forte. Sendo assim, conserva todos nutrientes, como ferro, cálcio, selênio, manganês e o cobre, e é indicado para quem tem imunidade baixa, anemia, para evitar o excesso de coagulação e dar muita energia para os músculos.


7. Maltodextrina: é o resultado da hidrólise do amido ou da fécula, normalmente se apresentando comercialmente na forma de pó branco, composto por uma mistura de vários oligômeros da glicose, compostos por 5 a 10 unidades. Estas moléculas são metabolizadas de forma rápida no organismo humano. Ou seja, contribuem para um aumento exponencial de insulina (pico de insulina) na corrente sanguínea.


8. Frutose: ela também é um tipo de adoçante natural, é extraído de frutas ou do milho. De sabor muito mais doce, o ingrediente carrega menores valores nutricionais e é utilizado na produção de doces industrializados.


Os tradicionais


9. Açúcar cristal: entre os tipos de açúcar existentes, este tem como característica os cristais grandes, transparentes ou levemente amarelados. E possui praticamente as mesmas propriedades do açúcar refinado. Existe também o açúcar cristal colorido, que contém corantes alimentícios. É perfeito para preparar receitas e adoçar líquidos e para uso decorativo em pães, docinhos e biscoitos.


10. Açúcar de confeiteiro: também conhecido como o glaçúcar, o ele é ideal para o preparo de chantilly, coberturas e glacês mais homogêneos, pois possui grãos superfinos que permitem uma mistura mais eficaz, mesmo a frio. No processo de fabricação, o refinamento é sofisticado e inclui a adição de amido para evitar que os microcristais se juntem novamente. Por ser um açúcar muito fino (parece um talco para bebês), é o tipo ideal para decorar tortas, bolos e biscoitos.


11. Açúcar refinado: o tradicional, que encontramos facilmente em qualquer supermercado. Como seu nome já diz, os grãos são finos e, portanto, de fácil solução. Mas, vale lembrar que, no processo de fabricação, são adicionados produtos químicos. Isso faz com que ocorra uma perda de vitaminas e sais minerais.


A indústria também usa açúcar


12. Açúcar invertido: a aparência é igual a de um xarope, que é exatamente o que ele é. Em uma reação da sacarose, o açúcar tradicional, com água e calor, a molécula se quebra e se divide em glicose e frutose. É usado comumente para fazer balas e biscoitos, pois ele impede a cristalização e funciona como um "conservante". Está à venda em lojas de confeitaria e especializadas.


13. Açúcar líquido: esse tipo é bastante usado em indústrias alimentícias para o preparo de bebidas gasosas, doces, balas e é difícil ser encontrado em supermercados. Para preparar em casa, basta dissolver o refinado em água. É bom para preparar caldas e coberturas de sobremesas.


14. Xarope de glicose: o principal uso da glicose na culinária é impedir que o açúcar forme aquela crosta cristalizada em volta do doce. Isso porque ela tem um ponto de congelamento baixo, o que ajuda a não deixar brigadeiros duros, por exemplo. Fácil de achar, também aparece como xarope de milho.


* https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/


11 visualizações0 comentário
bottom of page