top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dica de Chef: 5 maneiras de otimizar seu tempo na cozinha

Comer bem é a prioridade de muitas famílias, com refeições completas, caseiras, feitas com alimentos de qualidade e naturais. Mas tudo isso leva tempo, afinal, cozinhar é algo super envolvente, mas tão envolvente que num passe de mágica você também se envolve em não apenas cozinhar, mas em lavar a louça, limpar o fogão, a bancada, guardar tudo, organizar, uma missão infinita que toma tempo e requer dedicação. Pensando no dia a dia corrido de todos nós, separei algumas dicas que podem ajudar você a ter mais tempo e ainda sim preparar refeições deliciosas no seu dia a dia!


Manter a organização faz você economizar tempo

Foto: Giu Giunti - O Melhor Prato 1 - Comece se organizando com cardápios semanais, gosto de ter duas opções de cardápio, assim são muitas opções e variedades, e você não precisa ficar quebrando a cabeça com o que vai fazer. Quando fazemos o cardápio, a lista de compras também já fica mais fácil e não acontece de você entrar no mercado sem saber o que comprar para as refeições ou comprar coisas a mais.


2 - O segundo passo é higienizar todos os alimentos que serão guardados na geladeira, além de você já manter tudo limpo, facilita sua vida na hora de preparar as suas receitas, é só pegar da geladeira e usar. Deixar tudo limpinho ajuda a otimizar tempo além de manter sua geladeira em ordem por mais tempo. Gosto de armazenar os alimentos em separado em sacos ou potes.


3 - Você sabia que pode deixar alguns alimentos pré-prontos na geladeira? Pois é, isso pode ser feito com o arroz. Essa dica vai te ajudar a economizar tempo sempre que quiser um arroz fresquinho. Em uma panela grande, basta você fazer o refogado do arroz do jeito que você já faz, mas faça em maior quantidade, refogue bastante arroz, geralmente eu faço 1kg e uso cebola e alho no meu refogado, tempere com sal e armazene em um pote que tenha fecho hermético. Dou sempre preferência para os potes de vidro. Refrigere por até 7 dias. A medida que você for preparar o arroz, é só usar a quantidade desejada e colocar o dobro de água, sem precisar fazer o refogado novamente.


4 - Deixe seus temperos organizados e prontos para consumo. Além de fazer a higienização das ervinhas e temperos, deixar tudo picadinho pode facilitar ainda mais na hora de cozinhar. Para a salsinha e a cebolinha, depois de bem limpinhas e sequinhas, pique com a faca e guarde em potinhos no congelador. O manjericão você pode picar com azeite e guardar em forminhas de gelo, assim eles ficam fresquinhos. A cebola e o alho, você também pode triturar com óleo ou azeite e armazenar em um pote com vedação na geladeira.


5 - Faça mais comida do que é preciso. Sim, isso pode parecer estranho, mas fazer isso te salva no futuro, por exemplo, gosto de preparar muito feijão para congelar em porções, assim quando quiser consumir é só tirar um potinho de feijão fresquinho do congelador e aquecer. Você pode fazer isso com opções coringas como molho branco, molho de tomate, bolonhesa, o feijão, deixar um gratinado pronto para entrar no forno, uma lasanha.... São infinitas as possibilidades.


* https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/Giu Giunti - O Melhor Prato.





7 visualizações0 comentário
bottom of page