top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Frutas e o efeito anti-obesidade


Variedade como pera, lichia, tangerina, mamão e manga podem compor uma bela salada de frutas / Foto: Divulgação


Estudos mostram que frutas estão inversamente correlacionadas ao ganho de peso podendo ser usadas em diversos momentos do dia com a vantagem de muitas serem facilmente transportadas. Cheias de vitaminas e minerais, o efeito anti-obesidade das frutas está diretamente relacionado aos micronutrientes como A, C, E e D, cálcio e zinco.


De acordo com a jornalista e também nutricionista Janira Braga, os benefícios das frutas são diversos como fortalecimento da imunidade, saúde dos olhos, dos ossos, melhora da sensibilidade à insulina e saciedade, o que ajuda no processo de emagrecimento, para quem tem esse objetivo.


- É importante que cada indivíduo experimente diversos sabores de frutas como adocicado, cítrico, amargo, azedo para identificar qual sabor ele mais se identifica – destacou Janira.


A nutricionista cita a banana como importante para prevenir cãibras; a melancia para hidratar em dias quentes; o abacate como fonte de gordura insaturada que ajuda no controle do colesterol; o melão como grande ajuda para combater a insônia e a laranja para prevenir gripes e infecções.


- Outra questão importante é a sazonalidade e a regionalidade porque ambos ajudam a baratear o preço das frutas e assim atingir todos os bolsos. Saber quais são as frutas da estação é ótimo para adequar preferência com a fruta que está em mais abundância em determinada época – salientou Janira.


* Texto: Janira Braga / nutricionista


Divulgação:






12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page