top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Vitamina D além do sol: 4 alimentos para incluir na alimentação

Mesmo sem pegar sol, é possível ter um reforço desse nutriente


A vitamina D é um tipo de nutriente produzido pelo corpo ao ser exposto à luz solar direta. Ela é importante para o organismo, porque contribui para a saúde dos ossos, nervos e músculos e ajuda a aumentar a imunidade, entre outras funções.


Ao contrário das outras vitaminas essenciais, como as vitaminas A, C e E, que os seres humanos obtêm apenas pela alimentação, a vitamina D produzida pode também ser produzida pelo organismo através da exposição da pele a luz solar.


A luz solar é a principal fonte desse nutriente, porém, uma das alternativas para ajudar a repor é por meio da alimentação. Será que alimentos ricos em vitamina D já estão seu cardápio?


1. Peixes


(Foto: Divulgação ADS) / reprodução internet.


Salmão, cavalinha grelhados, atum e sardinhas enlatados são os peixes que têm maior concentração natural da vitamina D. Embora muita gente possa torcer o nariz só de pensar, o óleo de fígado de bacalhau também é uma das melhores fontes do nutriente em apenas uma colher de chá.


2. Gema do ovo


Foto: istockphoto / reprodução internet.


É comum associar a clara do ovo a uma dieta saudável e descartar a gema. No entanto, a gema também tem sua importância nutricional, pois é rica em gorduras, cálcio, fósforo, ferro, potássio, vitamina A e D. Não que você só vá comer ovo todos os dias em todas as refeições, mas é uma boa fonte, principalmente quando cozido ou mexido.


3. Fígado de boi


Fígado de boi / foto: reprodução internet.


Tanto uma boa fonte de ferro quanto de vitamina D. Sabemos que esse pode ser um item menos comum de incluir no cardápio, mas que é uma excelente opção de carne, isso é.


4. Alimentos fortificados


Foto: istockphoto / reprodução internet


Se você já reparou nos rótulos de alguns alimentos, muitos deles são fortificados com nutrientes, como ferro, ácido fólico e vitamina D, como o leite, o achocolatado e os cereais matinais. Dá para começar o dia combinando o cereal com um iogurte.


Quando suplementar


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população mundial apresenta quantidades insuficientes de vitamina D, mesmo quando exposta à luz solar.


Nesses casos, existe a possibilidade de suplementar a vitamina D, mas que devem ser investigados e indicados por um médico. Complementar sua dieta com esses alimentos e tomar um solzinho (sempre com protetor, em?) podem ajudar nesse boost de vitamina D.



Patrocinado:


Prato do dia! Frango à Parmegiana, arroz, feijão, purê de batata, farofa e salada!


Bom dia!

Bem vindo ao Arena Do Sabor🤗🤩

⚠️Pedindo pelos links você ganha 10% de desconto na primeira compra!


📲Peça através do link: https://www.ecta.com.br/ArenaDoSabor


✅Participe do nosso programa de fidelidade, acumulando 10 selos você ganha R$ 17,00 de desconto😋








8 visualizações0 comentário
bottom of page