top of page

Vigilância em Saúde orienta comerciantes e consumidores sobre qualidade do pescado

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Com a proximidade da Semana Santa, equipes estão orientando e verificando condições sanitárias de estabelecimentos que comercializam peixes e frutos do mar


Vigilância Sanitaria visita estabelecimentos e orienta sobre qualidade do pescado /

Foto : Divulgação


Seguindo a tradição, na Semana Santa o pescado vira prato principal na mesa de muitos brasileiros. Em Rio das Ostras, a Vigilância em Saúde está atenta ao aumento do consumo e trabalha para proteger a qualidade do produto e a saúde da população. As equipes estão visitando as peixarias e mercados orientando sobre as boas condições sanitárias de armazenamento e venda de peixes e frutos do mar.


A Vigilância Sanitária intensifica nesse período a orientação a comerciantes e consumidores sobre características do peixe fresco, forma adequada de exposição, temperatura, armazenamento e descongelamento e contaminação cruzada.


ORIENTAÇÕES - Alimentos como os pescados são, em geral, muito saudáveis, desde que as normas sanitárias sejam seguidas tanto por quem vende quanto por quem vai armazenar e manipular o alimento. Entre as orientações da Vigilância Sanitária ao público estão as seguintes dicas:


·         Antes de comprar, observe a limpeza e a organização do ambiente e a higiene dos atendentes

·         O pescado deve estar exposto na correta refrigeração e temperatura

·         O rótulo deve conter informações do fabricante, data de validade e selo do serviço de inspeção estadual, municipal ou do Serviço de Inspeção Federal (SIF)

·         Esteja atento à validade e durabilidade do produto

·         No caso de congelados, verifique se não há sinais de descongelamento, como acúmulo de líquidos

·         Em casa, armazene imediatamente os alimentos refrigerados e congelados na geladeira ou freezer e consuma até a data de validade

·         Nunca descongele o alimento à temperatura ambiente, use microondas ou mantenha sob refrigeração

·         Conserve o alimento preparado que não será imediatamente consumido em vasilhas fechadas na geladeira, por, no máximo, cinco dias.

·         Não deixe os alimentos cozidos à temperatura ambiente por mais de duas horas.

·         Para evitar a contaminação cruzada, durante o preparo, evite contato de alimentos crus (pescado e vegetais não lavados) com alimentos cozidos.

·         Lave os utensílios usados no preparo de alimentos crus antes de utilizá-los em alimentos cozidos.


INFORMAÇÕES – Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária por mensagem de whatsapp pelo (22) 99222-9732 ou pelo e-mail vigilanciasanitaria.ro@gmail.com


  • ASCOMTI Rio das Ostras



 
 
 

Comentários


bottom of page