Vigilância em Saúde intensifica em Macaé ações de combate ao Aedes aegypti
- Jornal Esporte e Saúde

- há 2 horas
- 2 min de leitura

A participação da comunidade é fundamental para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito / Foto: Moisés Bruno / Reprodução internet
A Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Macaé realizará, entre os dias 23 e 27 de fevereiro, uma série de ações para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A iniciativa reforça os trabalhos de prevenção e vigilância em diversos bairros do município, com foco na redução de focos do vetor e na proteção da saúde da população.
Durante o período, agentes de combate a endemias promoverão mutirões com visitas domiciliares, orientações à população, aplicação de larvicida e controle mecânico. As atividades ocorrerão no distrito do Frade, na Região Serrana, ao longo da semana, e também no bairro Horto, no dia 26, com reforço nas ações educativas sobre eliminação de criadouros do mosquito.
O trabalho de pulverização com carro fumacê será realizado na terça-feira (24), às 5h, no Bosque Azul, e na quarta-feira (25), no mesmo horário, no bairro São Marcos. Já as ações de orientação, inspeção, eliminação de focos e aplicação de inseticida residual em depósitos estratégicos, por meio de bombas aspersoras, acontecerão nos bairros Cabiúnas, Lagomar, Parque Aeroporto e Barra de Macaé.
Além do combate ao Aedes aegypti, os agentes atuarão no controle de roedores nos bairros Centro, Malvinas, Lagomar e Horto, estendendo as atividades também a praças, rios e canais da cidade. O controle do mosquito Culex, popularmente conhecido como pernilongo, será realizado nas áreas do canal Campos x Macaé, canal Jardim Esperança e canal da Ajuda de Baixo.
Outra frente de trabalho inclui o reconhecimento geográfico do município, com produção e atualização de mapas, numeração de quarteirões, identificação de ruas e levantamento do quantitativo de imóveis por tipo, especialmente nos bairros Centro e Imbetiba. Essa etapa é considerada essencial para o planejamento das operações de campo, pesquisas entomológicas e tratamentos químicos.
A equipe de Educação em Saúde também participará das ações, com atividades informativas no Terminal Cabiúnas, na terça-feira (24), incluindo orientações, feira expositiva com amostras de vetores de zoonoses e distribuição de folhetos educativos.
A população pode solicitar orientações, fazer denúncias ou obter mais informações junto à Vigilância Ambiental, localizada na Rua Vereador Manoel Braga, 425, no Centro de Macaé, pelo e-mail cevas@macae.rj.gov.br, pelo Disque Dengue (0800-022-6461) ou pelo WhatsApp Aedes (22) 2772-6461. A Secretaria de Saúde destaca que a participação da comunidade é fundamental para eliminar criadouros e evitar a proliferação do mosquito, contribuindo para a saúde coletiva.
* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé.
Divulgação:

Bar Do Sílvio
Endereço: Pça. Arlindo Mourão, 20 - Aroeira, Macaé - RJ
Telefone: (22) 99825-0451
Abre às 17 horas
Funcionamento: De terça-feira à sábado

Macaé / RJ







Comentários