top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

TÁ PRECISANDO CORTAR O AÇÚCAR? COMECE AGORA COM ESSAS 6 DICAS SIMPLES NO DIA A DIA

Para diminuir o consumo de açúcar não adianta só parar de comer doces! Veja dicas para atingir esse objetivo


Diminuir o consumo de açúcar não é tarefa apenas para quem quer perder peso. Exagerar na quantidade desse ingrediente pode criar processos inflamatórios no organismo e elevar o risco de desenvolver doenças como hipertensão, diabetes e até câncer.

Alcançar esse objetivo pode parecer difícil porque o açúcar está por toda parte, principalmente na composição de alimentos industrializados, mas a boa notícia é que mudanças simples de hábitos no dia a dia podem fazer a diferença nessa tarefa. Confira todas as dicas!

Reduzir o consumo de açúcar no dia a dia muito além de deixar de comer doces

Foto: Reprodução


1) Evite o açúcar adicionado


A primeira dica é fugir dos açúcares adicionados. Eles são misturas de açúcares como glicose, frutose ou sacarose usados no preparo de alimentos industrializados para criar sabores, texturas e até aumentar o prazo de validade dos produtos. Esses ingredientes se escondem também em itens salgados. Por isso, dê preferência para alimentos frescos e deixe os embalados e ultraprocessados de lado.


Outro ponto importante é que nem sempre a palavra açúcar vai aparecer na lista de ingredientes nos rótulos. Itens como sacarose, malte de cevada, galactose, glicose, xarope de milho, agave, maltodextrina, dextrose são denominações diferentes para substâncias com o mesmo efeito do açúcar e adoçantes.


2) Pense duas vezes antes de tomar refrigerante


Uma latinha de refrigerante pode conter 8 colheres de chá de açúcar. Essa é uma quantidade que você dificilmente comeria de uma vez só, mas que passa despercebida na bebida. O melhor é optar por bebidas com gás que tenham quantidades menores de adoçantes ou sucos de frutas naturais.


Evitar beber refrigerante é uma ótima maneira de diminuir o consumo de açúcar

Foto: Reprodução


3) Aproveite o doce das frutas


O açúcar encontrado nas frutas é uma maneira de adoçar refeições. Dá até para usar elas como acompanhamentos de molhos de pratos salgados. Outra dica bacana é grelhar e assar esses alimentos, já que o calor realça a doçura das frutas.


Se estiver procurando uma cobertura para bolos e pães, pode usar a maçã, uma fruta que fica bem doce sem precisar de açúcar. Dá para esquentar alguns pedaços no micro-ondas e depois bater no liquidificador ou processador até conseguir a consistência de um purê que pode ser usado como preferir.


4) Opte pelo chocolate amargo


Chocolate é uma tentação para quem quer diminuir o consumo de açúcar. Por isso, priorize a versão amarga do alimento, com contração de no mínimo 60% de cacau. Além de ajudar a matar um pouco a vontade de comer doce, o chocolate amargo é afrodisíaco e tem vitaminas, minerais, fibras e proteínas que fazem bem para a saúde.


Outro ponto de destaque é que um dos aminoácidos presentes no alimento, o triptofano, é responsável por aumentar os níveis de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar e felicidade.


Opte pelo chocolate amargo na hora de consumir esse alimento. A concentração de cacau precisa ser de 60% / foto: Reprodução


5) Evite usar molhos e temperos prontos


O açúcar também está no extrato de tomate, no tablete de tempero pronto e até no molho de salada. O ideal é incrementar as suas receitas com temperos de ervas frescas, um vinagrete feito na hora e um molho de tomate caseiro ou um clado de legumes. Muitas dessas receitas podem ser preparadas em grande quantidade e congeladas para utilizar gradualmente, conforme a necessidade.


6) Diminua a quantidade de açúcar aos poucos


Nosso paladar é totalmente adaptável. Por isso, tente ir diminuindo a quantidade de açúcar no seu dia a dia aos pouquinhos. Sabe o cafezinho depois do almoço? Se você coloca duas colheres do adoçante, que tal tentar apenas uma? Doce todos os dias? Tente diminuir a frequência. Se você gosta de um toque mais doce no chá, também pode aromatizar a bebida com limão, canela, extrato de baunilha ou até cacau em pó. Pequenos passo já fazem toda a diferença!



Divulgação:







11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page