top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Trilha Caminho da Estrela será inaugurada no Parque Atalaia


O percurso tem cerca de 50 km com algumas etapas desafiadoras que exigem bom treinamento físico \ foto arte: Reprodução internet


O Parque Municipal do Atalaia inaugurará, no dia 1o de julho (sexta-feira), às 8h, a trilha Caminho da Estrela. O projeto é comemorativo do aniversário de um ano de criação do Monumento Natural da Pedra do Frade (Lei 4.747, de 1o de julho de 2021) e do aniversário da cidade (29 de julho).

"Iniciamos uma parceria com a Guarda Ambiental e com a ativista macaense, Thais Corral, para a reabertura do trecho das cachoeiras do Salto e da Fortuna, que já faziam parte das opções de lazer do Atalaia. Estas áreas, que passam por processo de desapropriação para garantir a sua conservação, foram escolhidas para dar os primeiros passos para a trilha Caminho da Estrela", disse o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna.

O secretário acrescenta: "O projeto foi idealizado no intuito de colocar Macaé de forma definitiva nos principais circuitos de trilhas longas do país. Isso, tendo em vista, a riqueza de cultura, fauna, flora e importantes mananciais que projetam a serra macaense em posição de destaque na produção de águas de superfície de nosso estado".


Caminho da Estrela

Foto: Moisés Bruno


A caminhada terá início às 10h, após a abertura do evento. O Caminho da Estrela é um percurso de cerca de 50 km com algumas etapas desafiadoras que exigem bom treinamento físico. A trilha passa por área remanescente de Mata Atlântica e têm muitas cachoeiras e mirantes com vistas das montanhas da Serra do Mar. O primeiro trecho a ser percorrido levará até a Cachoeira do Salto, passará pelo cemitério da Fortuna e, por fim, chegará à Cachoeira da Fortuna.

"Ao longo da história humana, os caminhos permitiram que sociedades se desenvolvessem social, econômica e culturalmente. A Estrela tem muitos encantos e muitas histórias. Em 60 anos que visito a região, sempre ouço novos relatos de espécies ameaçadas de animais que foram vistas na montanha, além de famílias de imigrantes que buscaram moradia naquele espaço no início do século XX”, disse Thais Corral, propulsora do Caminho da Estrela e proprietária da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Alba e Mario Corral, guardiã do espaço da Serra da Estrela.

Ecoturismo, agroecologia e pesquisa

Entre os objetivos da trilha está desenvolver o ecoturismo na região. Outro propósito é fortalecer um mercado de produtos agroecológicos que contribuam para a restauração da floresta e sua biodiversidade.

Segundo Thaís, a pesquisa é outro ponto fundamental. "A trilha vai auxiliar na proteção das espécies de fauna e flora presentes. Um aspecto diferenciado da travessia é a abundância das águas e, portanto, da vida natural que delas derivam. São córregos, riachos, rios e cachoeiras monumentais possíveis de visitar em todo o percurso. O nome do Caminho da Estrela remete às histórias contadas pelos tropeiros. Diz a lenda que no espaço mais alto da Serra tem-se uma visão mais nítida das estrelas", completa.

O Caminho da Estrela é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade em parceria com a RPPN Mario e Alba Corral e com o Caminhos da Mata Atlântica, um projeto de trilha pela Serra do Mar que dá suporte técnico ao desenvolvimento de trilhas através da empresa Pedra D'água.

O Parque Atalaia está localizado nos perímetros dos distritos de Cachoeiros de Macaé e Córrego do Ouro, a 27 quilômetros do centro de Macaé. A área possui 235 hectares e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intacta no Estado do Rio de Janeiro.


* Jornalista: Andréa Lisboa \ Comunicação Macaé


Divulgação:









9 visualizações0 comentário
bottom of page