Semana da Consciência Negra de Macaé destaca escrevivências e fortalecimento da identidade negra
- Jornal Esporte e Saúde

- 20 de nov.
- 1 min de leitura

Programação segue até sábado (22) com atividades em diferentes locais e promove encontros que valorizam memória, resistência e protagonismo de escritores e escritoras negras / Foto: Secom Macaé / Reprodução internet
A Semana da Consciência Negra de Macaé está sendo marcada por mobilização em programações diversificadas. A programação segue até este sábado (22) com eventos na região serrana e bairros como Imbetiba.
Reflexões e troca de vivências, que registram perspectivas, identidade, ancestralidade e resistência destacaram o Encontro de Escritores e Escritoras Pretas - Escrevivências Negras: Memória e Resistência.
A programação, realizada na sede do Sindipetro NF, foi um encontro de talentos, para partilhar trajetórias, obras e perspectivas tendo como alvo a força da escrita como território de afirmação, pertencimento e fortalecimento do presente e do futuro.
A programação teve como tema central a inspiração do conceito de “escrevivência”, da escritora Conceição Evaristo. “As escrevivências são mais do que textos — são heranças de resistência, são instrumentos de afirmação identitária, são mapas que orientam as gerações que chegam. Este dia é parte integrante da Semana da Consciência Negra de Macaé .
A proposta é reunir escritoras e escritores negros para partilhar trajetória. A intenção é exaltar a vivência negra, que sopra, canta, denúncia, cura, afirma e transforma. Ler autores e autoras negras é ampliar horizontes, reconhecer histórias antes silenciadas e devolver protagonismo a quem sempre esteve à frente dos processos de sobrevivência e criação neste país. A pasta agradece ao apoio do Sindipetro NF e de sua diretora, Bárbara Bezerra, que gentilmente acolhe este encontro, para fazer uso da palavra”, comenta.
* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé.
Divulgação:

Macaé / RJ







Comentários