Saúde Macaé já segue novas orientações de vacinação contra meningite
- Jornal Esporte e Saúde

- 5 de jul.
- 2 min de leitura

A mudança é na oferta da vacina meningocócica ACWY no SUS para crianças de 12 meses de idade / Foto: Arquivo Secom Macaé.
A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Municipal de Imunização, informa que as unidades do município já estão seguindo as novas orientações do Ministério da Saúde sobre o esquema de vacinação contra a meningite. A mudança é na oferta da vacina meningocócica ACWY no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças de 12 meses de idade.
A coordenadora de Imunização, Lorrainy Fagundes, lembra que, anteriormente, o esquema vacinal incluía um reforço da vacina meningocócica C aos 12 meses. Agora, com a atualização, esse reforço será feito com a vacina ACWY, que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y. “As crianças que já realizaram o reforço dos 12 meses, com a meningocócica C, são consideradas com o esquema completo”, explicou.
Ela acrescenta que, mesmo com a nova medida adotada, permanece a aplicação da meningocócica C nas doses iniciais, aos três e cinco meses de idade, mas o reforço, aos 12 meses, será substituído pela vacina meningocócica ACWY.
O reforço da vacina meningocócica ACWY também continua sendo feito em adolescentes de 11 a 14 anos. “Até então, a ACWY era aplicada, na rede pública, apenas em adolescentes em dose única ou como reforço, conforme o histórico vacinal”, pontuou Lorrainy.
Para tomar a vacina, os pais ou responsáveis devem apresentar um documento com foto ou certidão de nascimento da criança e a carteirinha de vacinação.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2025, o Brasil registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana, 1.584 viral e 1.091 por outras causas ou tipos não identificados. Outras vacinas disponíveis no SUS como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente) também ajudam a proteger contra formas de meningite.
Sobre a doença
O Ministério da Saúde informa que a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, mas também pode ter origem não infecciosa, como em casos de câncer (com metástase nas meninges), lúpus, reações a medicamentos, traumatismos cranianos ou cirurgias cerebrais. As meningites bacterianas são mais frequentes no outono e inverno, enquanto as virais predominam na primavera e no verão.
Novo esquema vacinal contra a meningite:
* Aos três meses - primeira dose da Meningocócica C (conjugada)
* Aos cinco meses - segunda dose da Meningocócica C (conjugada)
* Aos 12 meses - reforço com a Meningocócica ACWY (conjugada)
Onde se vacinar?
Casa da Vacina
Pronto-Socorro do Aeroporto
- ESFs:
Ajuda A, B, C
Aterrado do Imburo
Aroeira
Areia Branca
Barra Brasília
Bicuda Grande
Bicuda Pequena
Botafogo
Bosque Azul
Cajueiros
Campo do Oeste
Centro
Córrego do Ouro
Engenho da Praia
Fronteira
Frade
Glicério
Horto
Imbetiba
Jardim Franco
Lagomar A/B/C/D
Malvinas A/B/C
Morro de São Jorge
Nova Holanda A/B
Nova Esperança A/B
Praia Campista
Sana
Visconde
Virgem Santa
Trapiche
- UBS:
Barramares
Lagomar
Morro de Santana
Novo Cavaleiros
Novo Horizonte
Imburo
Imboassica
Consulte aqui os endereços e horários.
* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé.
Divulgação:

Righi Restaurante
Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 - Imbetiba, Macaé - RJ
Funcionamento: De segunda a sexta=feira

Contato / Luciana Taliati / 22 99824-9701.








Comentários