Sarau virtual pela cultura de São Gonçalo


Movimento #FicaculturaSG

No dia 3 de janeiro, em resposta a todos os questionamentos e incertezas causadas pelas notícias que chegavam em relação ao fim da Secretaria de Cultura de São Gonçalo, e para afirmar a importância da mobilização social no município, o Flisgo realizou um belo e contagiante Sarau Virtual. Na ocasião foi celebrada, também, a conquista do povo, que após a pressão exercida pelos Gonçalenses, e conduzida pela a Classe Artística, o atual prefeito Capitão Nelson, diz ter sido um erro de digitação do D.O e restabelece a Secretaria de Cultura no Município.
O Sarau, com duração de duas horas e meia, contou com a presença de mais de 50 Fazedores de Arte e Cultura.
Destaques para as falas de abertura com a escritora e educadora Lia Vieira; o escritor e educador Rodrigo Santos; a Educadora Graciane Volotão; a diretora da Faculdade de Formação de Professores, Ana Santiago; a mestre em culturas populares e educadora Verônica Inaciola. Todos eles trouxeram em sua fala, a importância do Fazer Arte e Cultura para o Desenvolvimento e Crescimento do Município, de como a Arte e Cultura está atrelada diretamente ao processo de Educação e, portanto, é inaceitável qualquer retrocesso nesse desenvolvimento.
Por volta de cinquenta participantes estiveram presentes no evento, apresentando seus poemas e músicas, com destaques para nomes reconhecido no cenário Cultural da cidade como: o Cronista e Pesquisador Erick Bernardes; o ilustrador e escritor Ronaldo Santana; o Cantor e compositor Paulinho Freitas; a poetisa e integrante da academia de letras Brasil/Suíça Sol de Paula, a trovadora e cantora Nilze Benedicto; a educadora e atriz Henriette Porciúncula, entre outros.
Tiveram falas muito importantes e reflexivas o escritor e diretor da editora Apologia Brasil Hélcio Albano, o pesquisador e educador Rui Aniceto, a educadora Eloísa Porto.
A participação do atual Secretário da pasta de Cultura do Município, como resultado positivo de toda Mobilização Social em prol da Cultura para o restabelecimento da Secretaria, foi o ponto alto da tarde. O Sr. Lucas Muniz se comprometeu em dialogar com a classe, em fazer a manutenção da Secretaria e estabelecer um Desenvolvimento Cultural para todos.

Alberto Rodrigues.
Alberto Rodrigues, Coordenador do Festival Literário de São Gonçalo - o Flisgo e do Grupo Acesso Cultural, relata que continuará fortalecendo o entendimento:
“A força do povo está na MOBILIZAÇÃO SOCIAL tanto no fiscalizar quanto no reivindicar. Seguiremos com o trabalho de potencializar, desmarginalizar e descentralizar a Arte e a Cultura no Município de São Gonçalo.”

* Roberta Pereiraassessora de imprensa\fotos: Divulgação..



Comentários