top of page

Rio das Ostras dá início às ações do Setembro Amarelo

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 4 de set.
  • 3 min de leitura

Município promoveu evento de sensibilização para gestores e enfermagem e organiza Rede para a campanha de prevenção ao suicídio


ree

Saude promoveu sensibilizacao para gestores e enfermagem e organiza Rede para campanha /Foto: Alexandre Leite.


“Se precisar, peça ajuda!” Em 2025, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, traz como tema central o incentivo à busca por apoio e a atenção aos sinais, antes que a situação se agrave. Rio das Ostras abraça essa causa e começou, na quarta-feira, 3, a mobilização das unidades e organização das ações que serão desenvolvidas ao longo do mês.


Como passo inicial, o Programa Municipal de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, promoveu um encontro, nesta quarta, no Parque dos Pássaros, com gestores e equipes de enfermagem do Município para sensibilização e esclarecimentos relativos à prevenção do suicídio e ao acolhimento das pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise e que buscam os serviços de saúde.


ree

Coordenador Alessandro Barbosa destacou a importancia de falar sobre o tema e quebrar tabus/ Foto: Alexandre Leite.


O coordenador de Saúde Mental do Município, Alessandro Barbosa, mostrou ao público a relevância das estatísticas de suicídio no mundo: uma a cada 100 mortes ocorre por esse fator, de acordo com a Organização Mundial de Saúde – OMS. No caso da população jovem (de 15 a 29 anos), o suicídio é a quarta causa de óbito.


“Falar é a melhor solução. Nós, profissionais de saúde, precisamos, antes de tudo, escutar quem chega até nós buscando ajuda. Conversar de forma acolhedora. Essa escuta pode fazer toda a diferença”, diz o coordenador. Ele defende a visibilidade do tema: “precisamos falar sobre isso para que deixe de ser um tabu. Isso é fundamental para promoção da Saúde Mental e prevenção do suicídio”, completa Alessandro. 


SETEMBRO AMARELO – Alessandro lembrou a importância das unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF (com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde) e das unidades básicas, como a primeira instância de identificação de casos de pessoas precisando de apoio. Além dessas, o Centro de Atenção Psicossocial -Caps e as unidades de emergência (em casos de risco imediato) fazem parte da Rede de atendimento para prevenção do suicídio e tratamento de pessoas com comportamentos autodestrutivos.


O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Durante o mês, toda a Rede Municipal de Saúde estará mobilizada em ações voltadas para o Setembro Amarelo, com rodas de conversa, orientações em sala de espera, distribuição de materiais informativos, ações em grupos, entre outras.


Em breve, a Secretaria de Saúde vai divulgar a programação completa da campanha nos meios de comunicação oficiais.


COMO PREVENIR - Segundo a OMS, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.


Procurar ajuda especializada é uma das formas de prevenção.


Além disso, o bem-estar emocional passa por:

·         Reconhecer os sentimentos e emoções

·         Conversar sobre as emoções com pessoas de confiança

·         Manter contato social e afetivo com amigos, familiares e comunidade

·         Buscar atividades de lazer que tragam prazer, bem-estar e reduzam estresse

·         Praticar atividade física regularmente

·         Manter alimentação saudável

·         Não abrir mão de boas noites de sono


* ASCOMTI Rio das Ostras


 
 
 

Comentários


bottom of page