top of page

Rio das Ostras implementa Referencial Curricular da Computação no Ensino

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura

Documento tem a finalidade de assegurar o direito do estudante da Rede Municipal ao letramento digital


ree

Foto: Akilla Ribeiro / Divulgação.


A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer instituiu o Referencial Curricular de Rio das Ostras da Computação - RECRO Computação. O documento, de caráter normativo, define o conjunto de aprendizagens essenciais nas competências e habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional, Mundo Digital e Cultura Digital para os alunos da Rede Municipal.


O RECRO Computação, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, tem a finalidade de assegurar o direito do estudante ao letramento digital, ou seja, aprender a ler, escrever, calcular e programar, compreendendo os fundamentos da Computação e sua aplicação no cotidiano.


O Referencial dará o suporte na elaboração, na revisão e na adequação dos Projetos Político-Pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em todas as suas etapas e modalidades.


Na Educação Infantil, o currículo deverá ser organizado a partir dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento, assegurando experiências lúdicas e investigativas que favoreçam a introdução gradual da Computação. No Ensino Fundamental, as unidades escolares deverão incluir a abordagem da Computação de forma transversal, integradora e interdisciplinar.


A implementação do RECRO Computação terá o suporte da Secretaria de Educação, que tem como atribuição promover formações continuadas para os profissionais, assegurando o domínio dos fundamentos da Computação e de metodologias inovadoras de ensino, além de garantir apoio pedagógico e tecnológico às unidades escolares, disponibilizar materiais e recursos didáticos, digitais e analógicos, fomentar projetos e estabelecer parcerias.


O RECRO Computação pode ser conferido na íntegra na Resolução Semede nº 45, publicada na edição nº 1901 do Jornal Oficial (páginas 19 a 25). 


* ASCOMTI Rio das Ostras.


 
 
 

Comentários


bottom of page