top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Projeto Choro da Maria terá uma edição especial neste domingo, dia 9, em Rio das Ostras

Edição de abril será em homenagem aos aniversários de Rio das Ostras e de Pixinguinha


A roda choro começa às 17h de domingo, na Praça São Pedro / Foto; Divulgação


A Praça São Pedro vai receber neste domingo, dia 9, a partir das 17h, a edição especial do Projeto Choro da Maria de abril, que tem muitos motivos para comemorar. Além do aniversário de emancipação político-administrativa de Rio das Ostras nesta segunda, dia 10, tem também a comemoração do Dia Nacional do Chorinho no dia 23, data de aniversário de Alfredo da Rocha Vianna Jr., o Pixinguinha, um dos maiores ícones do Choro e da Música Popular Brasileira.


Idealizado pela Fundação de Cultura, o Projeto tem o objetivo de valorizar a roda de choro no Município e prestigiar músicos da Região. A roda terá como banda base o Grupo Desata Nó, formado por André Bellieny (violão 7 cordas), Márcio Moraes (cavaquinho), Luiz Felipe Oliveira (flauta e sax) e Anderson Santos (percussão). Nesta edição, o projeto prepara uma grande homenagem a Pixinginha.


O Choro da Maria é realizado sempre no primeiro domingo de cada mês. Em caso de mau tempo, o evento pode ser adiado para uma nova data, que será amplamente divulgada nas redes sociais da Fundação de Cultura.


Apesar da produção do evento disponibilizar cadeiras para o público, as pessoas podem levar a sua própria cadeira de praia ou sua esteira para curtir o show da melhor forma possível, tendo em vista que o público, a cada edição, tem aumentado muito.


Foto: Divulgação


CHORO – O Choro é um dos mais originais estilos de música, principalmente instrumental, cuja origem remonta ao século XIX. Nascido no Rio de Janeiro, o choro ganhou forte expressão nacional, tornando-se um símbolo da cultura brasileira.


Suas principais características são a forma rondó, presença de compasso binário e um fraseado peculiar. Eles utilizavam, entre outros instrumentos, violão, flauta, cavaquinho, para dar à música um aspecto sentimental, melancólico e "choroso".


O choro também pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da Música Popular Brasileira, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho - a esse núcleo inicial do choro também se chamava pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas -, mas com o desenvolvimento do gênero, outros instrumentos de corda e sopro foram incorporados.


SERVIÇO


CHORO DA MARIA – ESPECIAL DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

Data: Domingo – dia 9 de abril

Horário: 17h

Local: Praça São Pedro - Centro

Entrada Franca


* ASCOMTI Rio das Ostras



1 visualização0 comentário
bottom of page