top of page

Prefeitura de Rio das Ostras apoia reflorestamento da Reserva Biológica União

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 5 horas
  • 3 min de leitura

Iniciativa acontece com doação de mudas cultivadas no Município por meio do Centro de Educação Ambiental - Cedro


Os participantes conheceram a Trilha Interpretativa Inclusiva do Pilão. Foto Bruno Pirozi


Uma parceria entre a Prefeitura de Rio das Ostras e a administração da Reserva Biológica União vem resultando no reflorestamento do espaço com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica. Na manhã desta segunda, 26, com a doação de mudas de pés de Ipê e Pitanga pelo Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras - Cedro, estudantes e profissionais da imprensa participaram de uma ação pedagógica que culminou no cultivo destas árvores.


Crianças participaram de uma ação de reflorestamento na reserva União, em Rio das Ostras. Foto Bruno Pirozi


A atividade faz parte do projeto de Educação Ambiental da Reserva que busca ampliar a cobertura vegetal em trechos da unidade e fortalecer a conscientização sobre a importância da preservação ambiental, especialmente em áreas que, no passado, foram impactadas por atividades agrícolas e uso ferroviário.


Técnicos da Reserva União fizeram uma introdução com história do local. Foto Bruno Pirozi


O objetivo é levar não apenas alunos, mas setores da sociedade civil que promovem a opinião pública, como a imprensa.


Crianças plantaram mudas de Ipê e Pitanga na manhã desta segunda, dia 26.

Foto Bruno Pirozi


“A Reserva é uma área federal, administrada pelo ICMBio, mas temos uma parceria muito forte com a Prefeitura de Rio das Ostras. Trabalhamos juntos com a Secretaria Municipal de Educação em ações de educação ambiental e recebemos com frequência escolas do município. Também participamos da Semana do Meio Ambiente em Rio das Ostras, com exposições sobre a Reserva Biológica União. O ICMBio integra o Conselho Municipal de Meio Ambiente e, ao mesmo tempo, a Prefeitura faz parte do nosso Conselho Gestor. Essa troca fortalece a conservação e aproxima a reserva da população”, explicou Gisela Carvalho, gestora do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBIO Mico Leão Dourado.


A caminhada na Trilha Interpretativa foi guiada pelos técnicos. Foto Bruno Pirozi


CEDRO - O Cedro é uma unidade da Prefeitura de Rio das Ostras voltada à promoção da educação ambiental e à recuperação de áreas verdes. A iniciativa integra as ações permanentes do Município voltadas ao apoio de projetos de conservação ambiental e ao estímulo de práticas sustentáveis que contribuem para a proteção dos recursos naturais e para o desenvolvimento do turismo de natureza.


A RESERVA - Com 7.756 hectares de Mata Atlântica preservada, a Reserva Biológica União é considerada uma área estratégica para a conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro. A parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras, por meio do Cedro, amplia o alcance das ações de reflorestamento e fortalece a integração entre poder público municipal e gestão federal na proteção de ecossistemas que abrigam espécies ameaçadas de extinção, como o mico leão dourado, símbolo da conservação ambiental no Brasil.


“O nosso papel no ICMBio é conservar e, principalmente, mostrar para as pessoas como a conservação acontece na prática. Quando a gente compartilha esse trabalho, ganha apoio e mais braços para cuidar da natureza. A reserva funciona de segunda a sexta feira, das 8 da manhã às 5 da tarde, e a visitação é feita mediante agendamento. Para agendar, é só acessar o perfil da Rebio União no Instagram. Lá tem um link com um formulário simples para marcar a visita. Recebemos grupos de até 40 pessoas, sempre acompanhadas pelos nossos monitores. Podem vir escolas, famílias, grupos de caminhada ou qualquer pessoa interessada. A reserva está de portas abertas. Basta agendar e vir conhecer”, explicou Nicolle Araújo Campos, analista ambiental.


A área da Reserva Biológica União é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.


* ASCOMTI Rio das Ostras.

 
 
 

Comentários


bottom of page