top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Prefeitura de Macaé e universidades debatem ações para reduzir impactos climáticos


Evento foi marco para a implementação do Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Macaé


O I Encontro sobre o Clima, Tecnologias e Redução de Riscos e Desastres foi realizado nesta quinta-feira (23), Dia Meteorológico Mundial, na Cidade Universitária. O evento foi um marco para a implementação do Centro de Monitoramento e Operações da Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil de Macaé através do lançamento do convênio de cooperação técnico-científica entre a prefeitura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf).



O debate envolve ações para reduzir os impactos da mudança climática, dentro das propostas da Agenda 2030 da ONU e o objetivo é promover o engajamento de cientistas tomadores de decisão e os jovens, extrapolando o ambiente da ciência.



“O projeto será realizado integrado com as escolas da rede pública municipal. A prefeitura apoia esta iniciativa porque é importante levar este conhecimento aos alunos para que eles conheçam como o clima afeta o nosso dia a dia e o que, juntos, podemos fazer para o equilíbrio climático sustentável. A Defesa Civil de Macaé realiza um trabalho fundamental para mitigar as ações do clima no município e a Educação está junto neste trabalho porque a cooperação é fundamental neste debate global tão importante para a nossa vida”, disse a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon.



O encontro foi aberto pela professora-doutora do Laboratório de Meteorologia da Uenf (Lamet-Uenf), em Macaé, Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva. “Cooperação é a palavra que define este momento e, na meteorologia, significa sobrevivência dos países, da organização e do Planeta”, enfatizou Justi. O secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, falou da importância da gestão de riscos.



“Este momento é um passo importante para a gestão de riscos no município. A partir da parceria da ciência, governo, escola e a comunidade terão resultados positivos para um futuro melhor com uma sociedade consciente”, destacou Joseferson. A vice-reitora da Uenf, Rosana Rodrigues, enfatizou o trabalho importante que a Defesa Civil realiza. “O clima é uma questão global e as mudanças impactam a vida das pessoas, por isto este evento é importante para todos nós. E esta parceria promete trazer muitos benefícios para a população do município e da região. Reconheço o trabalho da Defesa Civil nesta iniciativa em prol do ambiente e da sociedade”, disse.



O vice-prefeito de Macaé, Célio Chapeta, compôs a mesa com as demais autoridades e destacou o papel do município na temática. “Este convênio representa um marco para Macaé e terá como base o conhecimento aplicado junto aos alunos da rede o que trará ótimos resultados para todos”, avaliou.



Também participaram do evento o coordenador da Defesa Civil no estado, tenente-coronel José Carlos Torres; diretores de escolas municipais; e representantes dos municípios de Rio das Ostras e Casimiro de Abreu.



Conheça o projeto


O secretário Joseferson informou que a previsão é de que sejam instaladas 31 Estações Meteorológicas para funcionamento do Sistema de Monitoramento, Alerta e Alarme da Defesa Civil no município. Será feita a inserção de alunos e profissionais interessados no desenvolvimento de softwares e a instalação de equipamentos de telemetria, para acompanhamento dos indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres de origens naturais.


Joseferson, que é mestrando em Defesa e Segurança Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), palestrou no evento sobre “Perspectivas e Demandas da Defesa Civil e Integração com as Escolas”. Ele falou sobre as atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão e capacitação, bem como o desenvolvimento de projetos na área de Proteção e Defesa Civil alinhados ao projeto de Defesa Civil nas Escolas.


O secretário informou que o Centro de Monitoramento permitirá contribuir, ainda, para o Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei 12.608/2012. Além disso, fomentará ações no âmbito do ecossistema de inovação estabelecido em Macaé e apoiará a elaboração de projetos com potencial de geração de negócios de base tecnológica.


Com o convênio, as instituições também pretendem desenvolver e aprimorar as estações meteorológicas, modelando os hardwares e softwares para atender às necessidades do município.


A programação seguiu com o professor da UFRJ e doutorando, Anselmo Pestana Ribeiro Costa que abordou “Desenvolvimento de Aplicações de Automação em Telemetria, Incluindo Tecnologias de IOT (Internet das Coisas)”. Em seguida, Gertrudes Justi apresentou o tema “Tempo de Aprender em Clima de Ensinar”.


O tema final do encontro foi “Ecossistema de Inovação: Transformando Macaé Através da Colaboração e Inovação”, com o professor da UFRJ Allan Cormack, representante do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) e Diretoria do Inova da UFRJ-Macaé. A mediação foi da doutora Cristiane Pires Teixeira Pacheco, da Equipe do Inova UFRJ-Macaé.


O Dia Meteorológico Mundial foi criado pela Organização Meteorológica Mundial das Nações Unidas (OMM/ONU), em 1950.



* Texto: Jornalista Elis Regina Nuffer / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé


Divulgação:









5 visualizações0 comentário
bottom of page