top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Prefeitura de Carapebus avança na digitalização de serviços públicos com adesão programa RJ Digital

Adesão ao programa deverá acelerar a transformação digital local



Carapebus está determinada a modernizar a maneira como os serviços públicos são oferecidos à população. A Prefeitura de Carapebus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação Social, formalizou seu compromisso com a digitalização dos serviços, ao se juntar ao Programa RJ Digital-Municípios, iniciativa liderada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. A meta é implementar o sistema de processos eletrônicos (SEI) em âmbito municipal.



Na quarta-feira (30), o secretário da pasta, William Machado, participou da primeira Oficina RJ Digital - Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e SETD, organizada pela Secretaria Estadual de Transformação Digital, no Convento do Carmo - Rio de Janeiro, ocasião em que recebeu o certificado de adesão, qual promete a partir de agora, acelerar a transformação digital no município. O programa busca ampliar a digitalização dos serviços públicos, integrando os 3 níveis da federação (municipal, estadual e federal) para a promoção de política pública direcionada para a transformação digital.



"Este serviço é crucial para proporcionar maior agilidade e transparência nas informações municipais. Através de capacitações e apoio para implementação de estratégias digitais fornecidas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, a iniciativa visa expandir e levar a transformação digital a todo o território fluminense. Carapebus não poderia ficar de fora dessa tendência", destacou William.



O Programa RJ Digital-Municípios foi lançado em junho deste ano e detalhou a iniciativa de impulsionar a transformação digital no Estado do Rio de Janeiro, através da adesão às ações conjuntas do Governo Federal (Secretaria de Governo Digital) e do Governo Estadual. "O programa veio para enriquecer e fortalecer nossos esforços em modernizar e digitalizar os serviços públicos municipais, com mais transparência e eficiência", afirmou.



No âmbito municipal, a Prefeitura de Carapebus está prestes a introduzir o novo sistema de processos eletrônicos (SEI), para acelerar ainda mais a transição do analógico para o digital na cidade. O SEI terá impacto direto na economia dos gastos públicos municipais, uma vez que reduzirá os custos operacionais dos contratos com empresas de papel e tinta para impressoras. “Cada real investido na digitalização de serviços públicos, gera uma economia significativa aos cofres públicos”, explicou William.


Além do fator econômico, o SEI foi concebido para aprimorar os métodos de trabalho antiquados, que contribuem para a lentidão na rotina administrativa. "Nesse sistema, todos os processos e documentos são criados e tramitados eletronicamente, promovendo maior velocidade, transparência e eficiência nos serviços públicos, abrangendo todos os órgãos da administração direta e indireta do município", concluiu.


* Texto: Jornalista Caio Higor / fotos: Divulgação / Secretaria de Comunicação Social

2 visualizações0 comentário
bottom of page