top of page

Ozempic e outros inibidores de apetite podem causar perda muscular: como evitar?

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 6 de mar.
  • 2 min de leitura

Estudos apontam que as reduções na massa magra variam entre 40% e 50% do peso total perdido com injeções de tirzepatida e semaglutida.


O que fazer para evitar a perda de músculos durante o uso de inibidores de apetite?

— Foto: Adobe Stock


⚠️ Medicamentos para tratar a obesidade, como o famoso Ozempic, reduzem o apetite e fazem o indivíduo perder gordura, mas também podem causar perda de massa muscular. Estudos e especialistas ouvidos pelo g1 destacam a importância do consumo de proteínas e das atividades físicas de resistência e força durante o tratamento com inibidores de apetite, para que a perda de músculos não seja significativa.


Eles alertam que o uso da medicação sem orientação médica e nutricional adequada pode ter resultados catastróficos.


💪 👎Estudos apontam que o uso de tirzepatida (Mounjaro) e semaglutida (Ozempic e Wegovy) está relacionado a uma maior perda de peso geral, mas também a uma redução significativa na massa magra (tudo que não é gordura, como músculos e também órgãos, ossos, fluidos e água no tecido adiposo). E a perda muscular não apenas diminui a função física e a qualidade de vida, mas também está associada a taxas aumentadas de mortalidade por todas as causas.


O acompanhamento nutricional e médico durante o uso de inibidores de apetite é muito importante e a orientação de consumo de proteínas numa quantidade adequada também, porque isso impacta diretamente a mudança da composição corporal, destaca a diretora da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), Cynthia Valério. A médica explica que o consumo adequado de proteínas garante que a perda de peso seja mais sustentável no longo prazo.


A médica endocrinologista e diretora da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Maria Edna de Melo, acrescenta que não adianta só consumir proteína, tomar whey protein e não fazer atividade física. E não é só a caminhada. Precisa ser exercício de força.


* https://g1.globo.com/saude/Por Silvana Reis


Divulgação:


Saúde Express - Academia

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé - RJ,

Telefone: (22) 2791-6619


Contato / Luciana Taliati / 22 99824-9701.


 
 
 

Comments


bottom of page