top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Mãe questiona cultura de fazer as crianças sentarem no colo do Papai Noel

O Natal tem muitas tradições. E uma delas é levar as crianças para ver o Papai Noel — uma visita que, geralmente, vem acompanhada daquele clássico registro dos pequenos sentados no colo do bom velhinho. No entanto, uma mãe usou seu Instagram (@depoisquepariduas) para debater esse assunto, que vem se tornando polêmico: "Tu deixaria teu filho sentar no colo de um estranho qualquer? Então, por que que tu deixa o teu filho sentar no colo do Papai Noel?", questionou Isabelli Gonçalves, que é consultora parental. "Sempre achei estranha essa cultura bizarra de fazer a criança sentar no colo do Papai Noel para tirar foto", acrescentou.


Foto ilustrativa: Respeite se a criança não quer sentar no colo do Papai Noel

(Foto: Thinkstock)


A mãe ressalta que o Papai Noel é uma pessoa estranha e, em alguns casos, poderia representar um risco para os pequenos. "Abusadores e pedófilos sempre procuram profissões ou hobbies que vão mantê-los em contato com as crianças, então, tomem cuidado", alertou a consultora. Como alternativa, por segurança, Isabelli sugere que, na hora do clique, os pais coloquem os filhos sentados ao lado do Papai Noel.


A psicóloga Leiliane Rocha, especialista em sexualidade humana e autora do Programa Sexualidade sem Segredos, concorda com esse debate levantado por Isabelli. Em entrevista à CRESCER, ela explica que mesmo que a fantasia do bom velhinho seja conhecida, quem está por trás dela é uma pessoa estranha. "Isso mexe muito com o nosso emocional. Não percebemos o quanto essa atitude é incoerente com as instruções que damos às crianças para não falar e ter contato com desconhecidos", ressalta.


Segundo Rocha, muitos pedófilos podem recorrer a trabalhos esporádicos — como se vestir de Papai Noel — para ter contato com a criança. "Não estou dizendo que todo Papai Noel é abusador, a generalização é injusta", afirma a psicóloga. No entanto, na sua prática clínica, ela conta que já recebeu alguns relatos de crianças que sofreram abusos nessa tradição de Natal, tanto de homens que tiveram ereção enquanto estavam com a criança no colo quanto de outros que chegaram a passar a mão nas partes íntimas dos pequenos.


Por isso, a especialista ressalta a importância de os pais tomarem cuidado e estarem bem atentos nesse encontro com o bom velhinho — e que, de preferência, a criança não se sente no colo dele: "Não imaginamos que um Papai Noel pode ser um abusador. E o que não imaginamos, não olhamos!"


Outro ponto que merece atenção é o de respeitar as vontades da criança e não forçá-la a tirar uma foto com o Papai Noel se ela estiver incomodada com a situação. "Muitas vezes, elas têm medo, porém, são ridicularizadas. Uma pergunta que sempre faço aos pais é: esse desejo é seu ou do seu filho?", pontua a psicóloga. Então, antes de fazer o registro natalino, a recomendação dela é conversar com o filho e perguntar se ele se sente confortável com isso.

* https://revistacrescer.globo.com/AMANDA OLIVEIRA





5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page