top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

MUNICÍPIO DE TRAJANO DE MORAES VAI COLORIR O CÉU DURANTE O 4º FESTIVAL DE PIPAS ARTÍSTICAS



O céu do município de Trajano de Moraes será tomado por cores e formas. É que em novembro será realizado com apoio da Prefeitura e também do CIEP-279 Professora Guiomar Gonçalves Neves e do Colégio Estadual Maria Marina Pinto Silva, o 4º Festival de Pipas. Vale destacar que a pipa é um Patrimônio Cultural, Histórico e Imaterial no Estado do Rio de Janeiro. O evento é uma idealização de Rodrigo Tavares junto à Liga Carioca de Pipas Artísticas, que reúnem várias equipes de pipeiros do estado.




A entrada será franca e o festival será realizado no campo de futebol da cidade, com total incentivo do prefeito Rodrigo Viana. O evento começou a ser realizado no município de Cordeiro, e desde a primeira edição, tem encantado crianças e adultos com pipas de vários tipos, cores e tamanhos. De acordo com a organização do evento, serão várias categorias, que receberão premiação do 1° ao 5° lugar, entre elas beleza, originalidade, centopéia, raia vazada, maranhão vazada, gigantismo e menor pipa.




O principal objetivo do evento é evitar que a cultura de soltar pipa acabe no interior do estado. A secretária Municipal de Defesa Civil, Aline Marques, faz um alerta sobre o uso de materiais cortantes nas linhas utilizadas nas pipas.


“Pedimos as pessoas que gostam de soltar pipas, que não utilizem nenhum material cortante na linha, além de ser crime essa prática e capaz de matar. É importante também, que as pessoas não soltem papagaios e pipas próximo a rede elétrica, priorize locais ermos. Se por ventura uma pipa agarrar numa rede elétrica, não tente retirar, além da possibilidade de uma descarga elétrica, a ação gera problemas para diversas pessoas", destacou.


O objetivo de promover a prática do lazer na cidade de forma gratuita, e proporcionar momentos de descontração aos participantes. “A competição vai avaliar a pipa mais criativa, a pipa que voa mais alto e a confecção da maior pipa. É proibido o uso de cerol, entre outros objetos cortantes como, linhas metálicas, pó de vidro, resina, linha chilena ou outro material semelhante. Quero parabenizar a todos os envolvidos”, comentou o coordenador de Esportes da prefeitura, Alex Pinheiro.


* Assessoria de Comunicação - Ascom - Douglas Smmithy - Prefeitura de Trajano de Moraes - fotos: Divulgação.



32 visualizações0 comentário
bottom of page