• Jornal Esporte e Saúde

Mostra cultural nos Correios do RJ tem painel inspirado por Marilena Garcia


Foto: Arte / divulgação.


Começa na próxima quinta-feira, dia 15, a mostra “Territórios afetivos”, do artista plástico Cocco Barçante, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, com entrada gratuita, de terça à sábado, das 12h às 19h. A mostra prossegue até o dia 28 de agosto. Um dos painéis principais foi elaborado com base na sugestão dada por Marilena Garcia. “Muitas das ideias surgem de conversas com amigos. De Marilena Garcia veio à sugestão de uma obra que refletisse a falta que fazem os abraços. Então iniciei um painel no qual a palavra abraço está escrita com letras de pano de diferentes tamanhos e fontes”, descreveu Cocco.

O Painel Abraço ocupa a primeira das três salas da mostra, intitulada Mosaico Afetivo. Nela, o público encontra também 300 fotos em preto e branco, estampadas em tecido, de pessoas em posição de dar ou receber um abraço. As letras do painel “Abraçar” foram acrescidas de detalhes bordados por algumas das 36 artesãs de cidades como Macaé que colaboram com o artista desde o ano 2000. Os retratados são parentes, colaboradores e amigos como a atriz Mônica Martelli, filha de Marilena Garcia. Cocco é um artista internacional com trabalhos em diversos países e tem uma história em Macaé desde 2011 quando participou da Feira Macaense de Artesanato, realizada durante cinco dias na Praça Veríssimo de Mello. Como consultor do SEBRAE ministrou as oficinas “Cor, Forma e Design no Artesanato” e "A Estética do Designer do Artesanato Local", nos anos de 2016 e 2017, auxiliando os artesãos a desenvolverem suas concepções de designs voltados para o mercado. Uma das oficinas culminou numa feira de artesanato realizada no Clube Cidade do Sol.

Em 2008 a Unamama em parceria com o artista plástico criou o Painel "CUIDAR", criado e pintado por Cocco dentro do projeto "Arte que cuida", bordado pelas mãos de artesãs voluntárias de diversos grupos, entre eles o Mulheres Reciclando, de Macaé. Este painel está atualmente na sede da Unamama, que funciona no Centro Cultural Magdá Garcia, sala 202, Avenida Rui Barbosa, 435 (altos da loja Ponto Frio).

Outro trabalho criado por Cocco para a cidade foram as letras do projeto “Sentimentos de Macaé”. No ano de 2013, Cocco Barçante contou com a atuação de 30 artesãs, instrutoras e ex-alunas da Escola de Qualificação. O painel é formado pelas letras que compõem a palavra Macaé, as potencialidades, ícones turísticos e culturais, história e a realidade do município. Colorido, em madeira e formato tridimensional, ele abrange na letra “A”, imagens dos pontos turísticos da Serra, como o Pico do Frade. Já a letra “E” eleva o trabalho da cidade diante da atividade pesqueira. Para isso foram utilizados materiais em escamas de peixes. Este painel se encontra no hall da Cidade Universitária.


Foto: Arte / divulgação.

“As pessoas interessadas e que tiverem a oportunidade estão convidadas para ver a mostra “Territórios afetivos” que começa dia 15 e vai até o dia 28 de agosto no Centro Cultural Correios, na Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro do Rio de Janeiro. Tel: 2253-1580”, ressalta Marilena Garcia.

* Waleska Freire / Jornalista Profissional / Consultora da Secretaria Adjunta de Ensino Superior (Cidade Universitária)

Secretaria Municipal de Educação de Macaé RJ / Assessoria de Eventos (Divulgação em Rádio, TV, Redes Sociais e Locução; Press Release, Fotos e Apresentações)


15 visualizações0 comentário