top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Solar dos Mellos e escolas municipais recebem Cia Chirulico



Com apresentações no Solar do Mellos e em escolas municipais, a Chirulico, companhia de palhaçaria e teatro de bonecos de Macaé, vai promover a cultura da região, através do espetáculo de contação de histórias "Causos do Seu João". O projeto conta com duas apresentações gratuitas no Solar dos Mellos, uma na sexta-feira (10), às 19h, e outra no sábado (11), às 17h, além de apresentações em cinco escolas para alunos da rede municipal.

As apresentações serão realizadas nas escolas a partir de quinta-feira (9), os alunos do Colégio Municipal Eraldo Mussi terão a oportunidade de assistir ao espetáculo. Na sexta-feira (10), a apresentação será na E.M Amil Tanos. Já no dia 21 (terça-feira), a diversão acontece no Ciep Darcy Ribeiro e, no dia 22 (quarta-feira), é a vez do Colégio Municipal Renato Martins. No dia 23 (quinta-feira), o circuito de apresentações para alunos será finalizado na E.M. Prof. Sandra Maria de Oliveira Araújo.

O projeto busca resgatar histórias e memórias coletivas passadas por gerações, promovendo a cultura da região de forma inclusiva, além de buscar acolher e valorizar a diversidade de pessoas, considerando suas diferenças e necessidades específicas. Através da valorização da tradição oral e da memória coletiva, o espetáculo mistura bom humor e sabedoria popular.

“Buscamos lembrar de um tempo em que sentávamos lado a lado e nos divertíamos com as experiências do outro. Um tempo de varanda cheia, cadeiras nas portas de casa, cafezinho fresco e a alegria do encontro. Um espetáculo temperado com alegria e com a sabedoria simples do nosso povo”, destaca Anthony Brito, um dos idealizadores do projeto e, também, o ator e bonequeiro do espetáculo.

Criado em 2020, durante a pandemia, para manter a conexão com o público, o projeto inicialmente homenageava Geraldinho Nogueira, conhecido como o maior contador de causos de Goiás, estado de origem de Anthony. O projeto então se desdobrou no espetáculo “Causos do Seu João” e, agora, quem faz parte da cena é o boneco de marionete Seu João, que representa João Severino, o avô de Anthony.

Durante o processo de montagem do espetáculo, a Chirulico se debruçou em histórias e personalidades da região contemplada pelo projeto. “Começamos pesquisando em livros e documentos históricos das cidades de Macaé e Quissamã, procurando identificar alguns personagens simbólicos. Paralelo a isso, fizemos uma pesquisa boca-a-boca com amigos e conhecidos buscando causos que fossem interessantes ou inusitados”, explica Anthony, sobre o processo de pesquisa e escolha das histórias.

Ao resgatar histórias regionais e compartilhá-las com o público, o projeto contribui para a promoção da cultura da região, valorizando a identidade local e o patrimônio imaterial. A diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, fala da importância da apresentação. “É com muita felicidade e gratidão que recebemos esse espetáculo que traz um resgate das contações de ‘causos’, ainda mais porque o Solar foi fonte de pesquisa para o projeto, reforçando o nosso Museu como fonte viva e atuante”, destacou.


Um espetáculo para todos

Para que os produtos culturais sejam acessíveis para o maior número de pessoas, o projeto incluirá recursos de acessibilidade. Ao final do espetáculo, o público receberá um livreto onde estarão escritas as histórias contadas e um QR Code que irá direcionar para uma filmagem do espetáculo com recursos de audiodescrição e Libras e para a audiodescrição do livreto.

No projeto serão adotadas medidas de sustentabilidade nos âmbitos ambiental, social e econômico. Para diminuir os impactos gerados pelas impressões dos livretos e pela emissão de CO2 do carro utilizado pelo grupo, serão plantadas 20 árvores. Já no âmbito social e econômico será priorizada a contratação de profissionais da região para integrar a equipe do projeto, fomentando a economia local, gerando renda e emprego aos fornecedores, comunidades e profissionais.

“Futuca a Tuia: Causos do Seu João” conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro através do Edital Retomada Cultural RJ 2. O projeto conta ainda com o apoio cultural do CIEMH2 Núcleo Cultural e apoio institucional das prefeituras de Macaé e Quissamã.


SERVIÇO

Local: Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé

Endereço: Rua Conde de Araruama, 248 - Centro, Macaé-RJ

Dia: 10/03 às 19h e 11/03 às 17h

Classificação etária: Livre

Duração: 50 minutos

Ingressos: Entrada Gratuita


* Texto e fotos: Assessoria Chirulico / Comunicação Macaé


Divulgação:







Macaé - RJ

9 visualizações0 comentário
bottom of page