Macaé: Saúde promove debate pelo Dia Mundial sem Tabaco
- Jornal Esporte e Saúde

- há 1 hora
- 3 min de leitura

Foto: Arquivo Seco Macaé / Reprodução internet
O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, reforça o alerta sobre os impactos do tabagismo na saúde pública e chama atenção para o aumento do consumo de nicotina entre adolescentes e jovens. Neste ano, a campanha da Organização Mundial da Saúde (OMS) traz como tema “Desmascarando o Apelo – Combatendo a Dependência de Nicotina e Tabaco”, destacando a necessidade de ampliar a conscientização sobre os riscos relacionados ao uso de produtos derivados do tabaco e novas formas de consumo.
Como parte da programação em alusão à data, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo, realizará na próxima quarta-feira (27), no auditório do Sindipetro, um evento voltado à discussão dos impactos da nicotina na saúde pública e dos desafios no enfrentamento ao tabagismo entre adolescentes e jovens.
A abertura contará com a participação de representantes da Secretaria de Saúde, da Secretaria Executiva de Atenção Primária à Saúde, da Gerência de Vigilância em Saúde, da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, da Agência de Vigilância Sanitária de Macaé, além de especialistas convidados.
A programação terá início às 13h, com recepção e credenciamento dos participantes. Às 14h15, a coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo de Macaé, Janaína Magalhães, apresentará o tema da campanha e as ações desenvolvidas pelo município.
Na oportunidade, especialistas abordarão diferentes aspectos relacionados ao tema. Entre os destaques estão a palestra “A verdade sobre cigarros, tabaco e as novas modalidades”, com a médica Margareth Pretti Dalcolmo, da Academia Nacional de Medicina; a apresentação “O Corpo em Alerta: Tabagismo, Saúde Mental e Regulação Emocional no Trauma”, conduzida pelo médico, psicólogo e professor da UFRJ, Miguel Brito; e a palestra “E se a maior epidemia evitável da humanidade estiver mudando de forma?”, ministrada pela pneumologista e pesquisadora Cláudia Magaldi.
O encontro será encerrado com uma roda de diálogo e construção de propostas entre os participantes. Além das ações educativas, o município conta com o Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo para atender pessoas que desejam parar de fumar ou necessitam de apoio para permanecer longe da nicotina. O atendimento é realizado por equipe multidisciplinar e inclui acompanhamento individual, grupos de apoio e práticas integrativas.
O programa funciona na Casa da Convivência, localizada na Rua Visconde de Quissamã, nº 482, no Centro de Macaé, além de unidades básicas de saúde do município.
Programação
13h – 13h45 Chegada e cadastro dos participantes
14h – Abertura apresentação da proposta do dia e apresentação das participantes da mesa - Secretaria de Saúde de Macaé - Secretaria Executiva de Atenção Primária à Saúde - Gerência de Vigilância em Saúde - Área Técnica e Controle do Tabagismo - Agência de Vigilância Sanitária de Macaé - Professor Dr. Miguel Brito - UFRJ - Dra Cláudia Magaldi - HPM e UFRJ
14h15 – Programa de Tabagismo de Macaé e o Dia Mundial sem Tabaco - Desmascarando o apelo - combatendo a dependência de nicotina e tabaco. Janaína Magalhães - Coordenadora da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo - Macaé
14h30 – A verdade sobre cigarros, tabaco e as novas modalidades Dra Margareth Pretti Dalcolmo - Academia Nacional de Medicina
14h50 - O Corpo em Alerta: Tabagismo, Saúde Mental e Regulação Emocional no Trauma Miguel Brito - Médico, Psicólogo, Doutor em Psiquiatria e Professor da Medicina UFRJ
15h10 – E se a maior epidemia evitável da humanidade estiver mudando de forma? Cláudia Magaldi - Médica Pneumologista, Pesquisadora, Mestre em Medicina Pública Internacional - HPM e UFRJ
15h40 – Roda de diálogos e construção de propostas
16h45 – Encerramento
* Comunicação Macaé.
Divulgação:


Endereço: Rua do Sacramento, 207 - Imbetiba, Macaé - RJ,



Comentários