top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Projeto musical reúne mil alunos do Ciep Leonel Brizola


Apresentação é composta por músicas brasileiras e internacionais


A Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada da Secretaria de Educação levou nesta quinta-feira (27) o projeto Música Encantada, do Rio de Janeiro, para mil alunos do Ciep Leonel Brizola, na Barra de Macaé. Foram duas apresentações em dois turnos: pela manhã para alunos da Educação Infantil e do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e à tarde, para estudantes da Educação Infantil, primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental e turmas também do sexto e sétimo anos.


- Toda parceria de conteúdo cultural é importante para atuar no processo de aprendizagem, estimulando manifestações artísticas e a inserção da criança e do adolescente em atividades dentro do ambiente escolar – comentou a Secretária de Educação, Leandra Lopes. De acordo com o maestro do Música Encantada, Daniel Sant´Anna, o projeto é gratuito e composto por crianças e jovens de comunidades carentes em torno dos bairros Pavuna e Jardim América, na capital. “Temos aula de violão, violino, flauta, canto e reforço escolar”, citou.


Na apresentação desta quinta-feira, adolescentes de 12 a 18 anos do Ensino Fundamental do projeto do Rio cantaram e tocaram instrumentos como violino, flauta transversa e violão. “O repertório começa com música africana, depois vamos pra influências nordestinas, bossa nova, choro e outros estilos”, definiu o maestro. Foram 50 minutos de show, que deixaram os alunos encantados.


- Eu adorei, foi ótimo reunir a turma toda na quadra do colégio para assistir à apresentação – destacou a aluna Ketlen Rebeca, de 13 anos, que estava acompanhada das amigas Larissa dos Santos, 12 anos e Ana Vitória de Souza, de 12 anos. “Eventos extraclasse de cultura nos motivam”, classificou Larissa. Para Ana Vitória, participar de programações artísticas estimula a procura de novos conhecimentos. “Despertamos para novas atividades”, ressaltou.


Criatividade e socialização são trabalhadas

Para a diretora adjunta Valéria Machado, o espetáculo do Música Encantada foi um presente que estimula a evolução cognitiva e pedagógica dos alunos. “A criatividade, a socialização, além da concentração e a linguagem são trabalhadas em atividades assim”, mencionou Valéria.


A também diretora adjunta Núbia Prata informou que o Ciep Leonel Brizola possui um projeto chamado Encantar-te, que incentiva manifestações culturais e artísticas como música, teatro, literatura e poesia. “No final de cada semestre é feita uma culminância com apresentações e no final do ano, novas atividades denotando o talento dos estudantes”, detalhou Núbia, completando que a escola cumpre um papel social que expande a atuação do aluno como cidadão participativo na sociedade.


Essa é a quarta vez que o Música Encantada chega em Macaé. Kemily Vitória da Silva e João dos Santos também compuseram a turma da tarde na quadra do Ciep Leonel Brizola. “Foi ótimo também para interagirmos”, enalteceu Kemily. João opinou que muitos alunos podem passar a se interessar por música após o espetáculo. “Adoro essas atividades dinâmicas”, afirmou.

Percepções de mundo, desenvolvimento do pensamento crítico e a preparação do aluno para a sociedade são objetivos da Secretaria de Educação ao formar parcerias para atividades extraclasse. “Esse projeto já nos acompanha, é privado, mas que trabalha com recursos públicos viajando o Brasil e fora do país e ficamos felizes em trazer relações saudáveis que instigam os alunos a exercer práticas de socialização e cultura”, comentou a representante da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada da Secretaria de Educação, Fátima Jorge.

Projeto está na Lei Rouanet


O Projeto Música Encantada está no terceiro ano de habilitação na Lei Rouanet e, através dessa parceria com o Ministério da Cultura e com o patrocínio da TechnipFMC, atende a mais de duas centenas de crianças e adolescentes.


Além das parcerias firmadas no âmbito da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Música Encantada também tem como parceiro a Rede Música e Cidadania – Agência do Bem. Em 14 anos de atuação, o Música Encantada ajudou a transformar a vida de mais de 2 mil crianças e jovens e levou cultura e entretenimento a cerca de 100 mil alunos das escolas da rede pública. * Jornalista: Janira Braga / Foto: Moisés Bruno / Comunicação Macaé



Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701



Rua do Sacramento, 207 - Imbetiba - Macaé - RJ





3 visualizações0 comentário
bottom of page