top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino encanta público na Imbetiba



A Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino encantou pessoas de todas as idades que tiveram a chance de acompanhar, na noite deste sábado (1º de abril), um concerto ao ar livre na Praia da Imbetiba. A apresentação faz parte da turnê “Orquestrando a Vida 2023” e contou com a participação especial da soprano Mariana Gomes e do tenor Roan Moraes. A programação teve apoio da Prefeitura de Macaé por meio da Secretaria de Cultura.



O prefeito Welberth Rezende ao lado do seu filho, Lucas Rezende, acompanhou todo o espetáculo, que emocionou uma plateia de aproximadamente cinco mil pessoas. “Fiquei muito feliz em receber essa turnê na cidade e proporcionar este momento de cultura, lazer e entretenimento para a população. Fica aqui todo o meu agradecimento a Orquestrando a Vida, músicos muito talentosos, vimos um grande show e estamos trabalhando para levar cultura de todas as vertentes”, contou.



“Este é um projeto que podemos planejar e colocar em prática no futuro”, pontuou.



Na ocasião o prefeito falou ainda, que durante o concerto o desejo de criar uma Orquestra Sinfônica na cidade ficou mais forte.



Quem chegou cedo para pegar o melhor lugar e não perder nenhum detalhe foi a família do venezuelano, Daniel Villegas. Há um ano na cidade por conta do trabalho e há um mês com todos reunidos em Macaé, ele levou a esposa, Isbelia Garcia e as filhas Isbeys, 10 e Damielys, 12, e o filho, Santiago, 14 para assistir o concerto.



“O Santiago tocava contrabaixo na Orquestra da Venezuela. Estamos encantados, foi um presente a prefeitura poder nos proporcionar este momento”, falou emocionado.



Para a dona de casa, Cristina Ferreira de Souza, a música une as pessoas e aflora as emoções.



“É muito bonito ver tanta gente reunida, com olhar fixo nos músicos me deixa emocionada. Estávamos muito carentes de atrações culturais, depois do Festival Lagoa Rock, a prefeitura nos presenteia com mais esse espetáculo”, disse.



O secretário Cultura, Leandro Mussi disse que estava emocionado em poder trazer para os moradores da cidade, principalmente para os que estavam assistindo um concerto pela primeira vez.



- Depois dos eventos do Natal, Ano Novo, Carnaval e Lagoa Rock, agora estamos trazendo essa belíssima Orquestra que é um verdadeiro espetáculo para todos os munícipes, além da troca de experiência com os músicos da nossa cidade. Músicos da Nova Aurora e da Lira dos Conspiradores também se apresentaram nesta noite. Com certeza iremos trazer mais vezes este tipo de espetáculo - prometeu.



O maestro e fundador do projeto Orquestrando a Vida, Jony Willian, falou do prazer de se apresentar em Macaé, onde têm muitos amigos músicos.



“Fomos recepcionados de forma calorosa pelos macaenses e fazer uma apresentação numa estrutura como a que foi montada pela prefeitura, demonstra o respeito pelo público e a valorização da arte”, frisou.



Com um repertório eclético, que vai de Baden-Powell e Vinicius de Moraes, Gonzaguinha, Shostakovich, Alberto Ginastera, Freddy Mercury, Tchaikovsky, dentre outros grandes compositores. No palco o público teve a honra de ver uma sinfônica completa entre cordas, sopros e percussão, além de conto e uma performance do violino vermelho, que foi apreciada pelo público. A apresentação gratuita já percorreu diversas cidades e segue até o próximo mês.



A turnê, com passagem por sete cidades fluminenses e também na capital, entre março e maio, tem patrocínio do Grupo Águas do Brasil, Enel, Arteris, secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, produção da Dellarte, apoio do Orquestrando a Vida, realização do Instituto Dell'Arte e Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução.


Orquestrando a Vida



Fundado pelo maestro Jony William, o projeto social Orquestrando a Vida foi implantado em Campos dos Goytacazes há 28 anos. O objetivo do projeto é promover o aprendizado musical e a prática artística, trazendo aos jovens envolvidos uma nova perspectiva de vida com a inclusão social, o desenvolvimento artístico-musical e a formação do caráter.


* Jornalista: Genimarta Oliveira / Fotos: João Barreto / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / mACAÉ / RJ





80 visualizações0 comentário
bottom of page