top of page

Macaé: Exposição Alma Mater é inaugurada na Galeria Hindemburgo Olive

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

A exposição foi inaugurada nesta segunda (12) e vai até o dia 7 de junho


A exposição Alma Mater foi inaugurada nesta segunda-feira (12), na galeria Hindemburgo Olive, no Centro Macaé de Cultura. São trabalhos das artistas Vivian Cesar, Telma Mirtes e Lena Baia que utilizam arte têxtil, caneta marcador sobre tela e acrílica sobre tela.



O curador da Galeria Hindemburgo Olive, Gerson Dudus, explica que atualmente se discute muito sobre a maternidade, a maternagem e como ela impacta a vida e as escolhas das mulheres.



“Aqui, nesta exposição, as mães-artistas nos trazem suas crias, suas criações, que alimentam essas mulheres - mães, avós, bisavós - com a potência da Arte. E abrem novas perspectivas em suas vivências”, destaca.



Ele acrescenta ainda que elas compartilham seus mundos gerados dessa energia criativa. Dão à luz cores, formas, volumes, seres terrestres e de outros planos.


“Somos convidados a esse convívio, a essa expressão de comunalidade, de parentalidade”, acrescentou.


A secretária de Cultura, Waleska Freire, ressalta que a exposição é uma homenagem às mães e valoriza outras possibilidades de vida das mulheres.


“A maternidade é importante e, para além dela, as mulheres podem ser e estar onde quiserem. A criatividade é um caminho que faz perceber a força das mulheres para além dos papéis tradicionais que as mães desempenham”, ressaltou.


Talento e sensibilidade


A artista Lena Baia conta que desde pequena teve interesse pelas artes. “Meu fascínio pela pintura e ilustração surgiu de forma natural, inspirado pela minha família, onde a arte sempre foi parte do nosso cotidiano. Cresci acompanhando de perto o trabalho artístico do meu pai e de meus irmãos. Em 2016, mudei para Macaé, onde continuo minha trajetória como artista plástica, utilizando principalmente técnicas de pintura acrílica sobre tela”, contou.


Telma Mirtes também teve interesse pela pintura e cerâmica desde pequena na cidade do Rio de Janeiro. Atualmente ela reside em Macaé e se declara como autodidata. “Aos 10 anos de idade comecei a fazer meus primeiros desenhos. Já na adolescência, tive meu primeiro contato com pintura em tela nas aulas de arte do Colégio Regina Coeli”, lembra.


Com inspirações na família, na natureza e nos anjos, além de ter muita fé na vida, Telma Mirtes traz em seus trabalhos criatividade e liberdade, características que a fizeram criar sua própria identidade artística.


Vivian César é formada em História, mas o amor pelas artes sempre a atraiu. “Trabalhei em escola, malharia e estamparia. Minha vida inteira foi dedicada à pintura. Fiquei muito honrada com o convite da Prefeitura para participar dessa exposição que reúne artistas macaenses e que fala de mãe, avó e bisavó. Convido a todos a nos visitarem”, conclui.


A exposição poderá ser visitada até o dia 7 de Junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.


* Texto: Jornalista Liliane Barboza / Fotos: Ana Chaffin / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Saúde Express - Academia

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé - RJ,

Telefone: (22) 2791-6619



Macaé e região

 
 
 
bottom of page