top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaé: Educação celebra Dia do Folclore com ações na Cidade Universitária


Cerca de 500 alunos assistiram as apresentações de lendas, músicas, danças e exposições


Lendas, músicas, danças e exposições foram algumas atrações do evento "Diversidade e Cultura: Folclore Brasileiro", realizado na manhã desta terça-feira (22), na Cidade Universitária. A iniciativa, da Secretaria de Educação, por meio das superintendências de Educação Integrada e Ensino Fundamental (anos iniciais), reuniu cerca de 500 alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O objetivo foi reforçar o conteúdo programático dado em sala de aula sobre o Dia do Folclore, comemorado nesta data.

E para marcar o resgate das tradições de cada região do Brasil, a abertura foi com o músico Anderson Aprígio. O público se encantou com as músicas "Alecrim" e "Se essa rua fosse minha". Kauan dos Santos Rodrigues, 10 anos, da Escola Municipal Neuza Maria de Almeida, no bairro Lagomar, foi um deles. "Aprendi que folclore é um conjunto de tradições e conhecimentos de um povo", frisou o estudante.

A programação da Região Sudeste contou a lenda de Santana, com o Grupo HistoriArte, apresentações da 1ª Rainha do Carnaval de Macaé – Roseane Braga, do Boi Pintadinho, do Jongo, com o mestre Dengo - da Associação de Capoeira da Aruanda. "O encontro representa o resgate da história dos alunos e, com isso, desenvolvemos a sua identidade. Além disso, é uma oportunidade de integração entre as unidades de ensino", destacou a superintendente de Ensino Fundamental (anos iniciais), Eliane Salgado.

Na apresentação da Região Sul teve a lenda da Erva Mate, dança típica vaneirão e exposição de utensílios. O Centro-Oeste foi representado pela lenda do Pai do Mato, apresentação do aluno Taylan Lima, do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, com a música "É o Amor".

A Região Norte foi lembrada com a lenda da Vitória Régia e dança típica Carimbó, com alunos do Colégio Reino CEIA – Centro de Ensino Izabel Azeredo, coreógrafa Ivana Drumond. Já a Região Nordeste encerrou a programação com a lenda do Bumba meu Boi e apresentação do Maculelê, com a Associação Cultural Mundo da Capoeira – Contra Mestre Aranha , supervisão do Mestre Kib.


Texto: Jornalista Tatiana Gama / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé


Divulgação:







5 visualizações0 comentário
bottom of page