top of page

Macaé: Desfile de 7 de Setembro acontece em Imbetiba neste domingo

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura
ree

O encontro para os últimos foi realizado nesta terça-feira (2) com representantes de órgãos da Prefeitura de Macaé. / Foto: Moisés Bruno.


Os últimos preparativos para o tradicional desfile de 7 de Setembro (domingo) foram realizados nesta terça-feira (2). Representantes das secretarias municipais de Educação, Mobilidade Urbana, Ordem Pública e Saúde participaram do encontro promovido nas instalações da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea (Escola) - Forte Marechal Hermes. A programação dos 203 anos de Independência do Brasil, acontecerá na Avenida Elias Agostinho, Imbetiba, com concentração às 8h30 e início às 9h30.


ree

Foto: Moisés Bruno


A cerimônia de revista à tropa será às 9h20 e contará com a presença de autoridades locais como o capitão da artilharia do Forte Marechal Hermes, Bruno Trentini Lopes Ribeiro. Este ano, entre os grupos que participam do desfile estão: Capitania dos Portos; Exército Brasileiro; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Guarda Ambiental; Defesa Civil; Grupamento de Escoteiros; e Corporações Musicais de escolas da rede pública municipal de ensino (Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, Escola Municipal Generino Teotônio de Luna, Escola Municipal Olga Benário Prestes, Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão), além do Colégio Estadual Luiz Reid e Sociedade Musical Lyra dos Conspiradores.


ree

Foto: Moisés Bruno


O objetivo do desfile de 7 de Setembro é celebrar a Independência do Brasil, promover o nacionalismo, o civismo e a cidadania, além de manifestar amor à Pátria e reforçar os valores de identidade nacional e soberania. O evento também serve como uma demonstração da força do Estado e da união entre as forças armadas e a sociedade civil, além de realçar conquistas em diferentes áreas, como saúde e desenvolvimento.


ree

Foto: Moisés Bruno


Localizada estrategicamente no litoral do município de Macaé, a 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea Forte Marechal Hermes constitui a única organização militar do Exército Brasileiro na cidade, zelando pelos ideais militares de serviço à pátria e perpetuando as tradições da poderosa Artilharia, atuando como sua guardiã.


ree

Foto: Moisés Bruno


Sua herança histórica na região remonta à edificação, em 1613, de uma fortificação precursora, o Forte Santo Antônio do Monte Frio. Esta estrutura tinha como propósito primordial proteger uma aldeia estabelecida pelo então governador Gaspar de Souza, nas proximidades da foz do Rio Macaé. A Bateria Marechal Hermes foi, por sua vez, estabelecida em 1910.


ree

Foto: Moisés Bruno


* Texto: Jornalista Tatiana Gama /Comunicação Macaé.


Divulgação:


ree

Macaé / rj


ree

Contato: Luciana Taliati / contato: 22 99824-9701

 
 
 

Comentários


bottom of page