top of page

Macaé: Caps Betinho oferece atendimento semanal em Grupo para Familiares

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 22 de jul.
  • 2 min de leitura
ree

A unidade tem aproximadamente 700 prontuários ativos./ Foto: Ana Chaffin


O Grupo para Familiares de pacientes referenciados do Centro de Atenção Psicossocial III Betinho (Caps Betinho), no bairro Imbetiba, está oferecendo encontros semanais. O grupo, que havia retomado reuniões mensais em novembro de 2024, teve o número de encontros ampliado para melhor atender aos usuários da unidade, integrante da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Adjunta de Atenção Básica de Macaé. O grupo, além de dar suporte à família, contribui para o processo terapêutico dos assistidos.


O Grupo de Familiares conta com mediação de assistente social. As reuniões são realizadas segunda-feira, às 17h30. Cerca de dez familiares frequentam o projeto de forma regular. O Caps Betinho atende pessoas com transtornos mentais severos e persistentes. Por meio dos grupos, os familiares têm a oportunidade de conhecer melhor o transtorno dos usuários e seus sintomas e também de receber informações sobre como lidar com eles. De acordo com os pilares do Caps, o atendimento deve ser voltado para além dos transtornos e abranger o paciente como sujeito integral, em seu contexto social, cultural e familiar.


“Este grupo é fundamental, porque há necessidade de os familiares terem um espaço para acolhimento e de escuta qualificada. Entendemos que o adoecimento não é só dos usuários. Os familiares que convivem com o paciente têm um sofrimento bem marcante, independente de qual seja o transtorno do usuário. Nós compartilhamos estas dores neste grupo aberto, porque cada um a vivência de uma forma diferente. Então, eles se identificam e se sentem mais pertencentes ao grupo, o que é muito importante neste processo (...) o acesso a esta vivência familiar é fundamental para o tratamento do paciente, porque o familiar está implicado neste processo de cuidado”, ressalta a psicóloga Dayane Porto.


O Caps Betinho já atendeu cerca de 1.300 pacientes e tem aproximadamente 700 prontuários ativos. A unidade está localizada na rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58.


* Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Comunicação Macaé.


Divulgação:


ree

Restaurante O Que é Que a Baiana Tem?

Rua Expedicionário Miguel Maroti Cabral , N° 44- Aroeira, Macaé

Alameda José Cristiano Neto, 140, Riviera Fluminense

Delivery 22 99981 2236


ree

Luciana Taliati / contato: 22 99824-9701

 
 
 

Comentários


bottom of page