top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Macaenses se destacam em Feira de Ciência e Tecnologia do Rio


O projeto "Panc - Alimentação Saudável e Nutritiva" ficou em segundo lugar


Alunos e professores de Macaé se destacaram na XVI Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FECTI), considerada uma das mais importantes do país. O evento ocorreu no último final de semana, com a apresentação presencial de projetos de estudantes do ensino básico de escolas do Estado do Rio de Janeiro.


Os estudantes e orientadores macaenses da rede municipal de ensino que participaram do evento são das seguintes instituições: Escola Municipal Olga Benário Prestes, Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho e Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira.

O projeto "Panc - Alimentação Saudável e Nutritiva", desenvolvido na Escola Municipal Olga Benário Prestes, ficou em segundo lugar na categoria Ciências no Ensino Fundamental II - 8º e 9º ano. Os autores foram os alunos Giovanna de Oliveira Alves, Júlia dos Santos Corrêa e Maria Eduarda Goes Magalhães, com orientação de Simone Rossi da Silva e Patrícia Coutinho Barbosa.

Também na categoria Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano, o "Aplicativo Pegasus", do Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, conquistou a terceira colocação. A iniciativa foi dos alunos Tiago Abreu Barros, Pedro Machado da Silva e Zenildo Kaiser Vieira Sobrinho. Laureliane Cristina de Araújo Sales foi a orientadora. Ainda na categoria Ciências no Ensino Fundamental II - 8º ano e 9º ano, outros três projetos macaenses chegaram entre os finalistas; "Pobreza Menstrual", Escola Municipal Olga Benário Prestes; "Óleo de cozinha usado: impacto x reaproveitamento! Em busca de uma escola", também da Escola Municipal Olga Benário Prestes; e "Laboratório da Curie", da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira. Já na categoria Ciências no Ensino Fundamental II - 6º ano e 7º ano, o projeto "Desenvolvimento de Pluviômetro Automatizado para o pomar do Maria Letícia", do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho, alcançou a etapa final da FECTI.

"É fundamental a importância desses compartilhamentos em eventos científicos e tecnológicos. A partir dessa troca, muitos alunos de todo o Estado conhecem novas soluções e impulsionam ainda mais a aprendizagem criativa", disse a coordenadora do programa #inovareaprender de Inovações nas Práticas Pedagógicas e Robótica Educacional Maker, Luemy Ávila

Feira voltou a ser presencial


Organizada pela Fundação Cecierj, vinculada da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, a FECTI voltou a ser presencial após dois anos. O evento aconteceu no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj/Faetec), na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro, com entrada gratuita.


A FECTI é a maior feira de ciências voltada para a educação básica do Estado do Rio de Janeiro. Foram apresentados projetos de pesquisas desenvolvidos por estudantes em suas escolas, das redes pública e privada, sob orientação dos professores. O encontro reuniu mais de 300 alunos e 160 professores de 70 escolas de 27 municípios.


Os projetos, submetidos no formato de um artigo elaborado segundo as normas da XVI FECTI, foram avaliados e selecionados pelo Comitê Científico, composto por professores e pesquisadores ligados a instituições de ensino e pesquisa e museus de ciência.


Houve premiação com troféus e medalhas para a escola e alunos dos projetos mais bem colocados em cada categoria: Ciências no Ensino Fundamental II, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Exatas e da Terra e Desenvolvimento de Tecnologia ou Interdisciplinar.


* Prefeitura de Macaé / Secretaria de Comunicação Social / Coordenadoria de Jornalismo

Divulgação:



Quatree Supreme Sênior +7


Alimento Super Premium formulado com conservantes 100% naturais e livre de transgênicos, garantindo fácil digestão e absorção dos nutrientes. A combinação de proteínas selecionadas e ingredientes naturais e funcionais garante mais saúde e longevidade para o seu cão.


- DHA: importante para o desenvolvimento da atividade cognitiva e visão.


- Contém taurina e L-carnitina: contribuem para a manutenção das funções cardíacas.


- Auxilia na saúde intestinal e diminuição do odor das fezes.


- Reduz a formação de tártaro e mau hálito.


Corra pra loja, ou faça o seu pedido via WhatsApp.


Realizamos entregas. 🛵


📌 Estamos localizados na Rua Doutor Luiz Bellegard, 165, Imbetiba, Macaé-RJ.

Em frente a Policlínica.




Macaé - RJ

6 visualizações0 comentário
bottom of page