top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Jornal ‘O positivo’ será lançado no Café Literário de Natal


O jornal literário ‘O positivo’, uma iniciativa do coletivo de poetas ‘Língua do P’ junto à Secretaria de Cultura de Macaé e patrocínio do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF), será lançado no Café Literário do Solar dos Mellos - Museu da Cidade de Macaé, nesta quinta-feira (19), às 19h. O Café Literário, que acontece às últimas quartas-feiras de cada mês, com entrada franca, foi antecipado para apresentar sua edição especial natalina.


O Solar ganhou decoração de Natal para receber os seis poetas que participam da edição de estreia de ‘O positivo’ em um sarau. São eles: Gerson Dudus, Sandra Wyte, Mônica Braga, Conceição de Maria Rosa, Isabela Ingra e Jhenifer Soares.


A publicação em formato de duplo pôster sem dobras traz em seu nome o seu conceito. A proposta dos poetas é expor oposição a realidades que se apresentam na atualidade, “opositivo”, mas de forma criativa, por meio do uso da arte e da linguagem. Por isso, “positivo”.


O número 1 de ‘O positivo’ faz uma leitura não convencional do Natal através da poesia. Segundo um dos idealizadores, Gerson Dudus, “não tão confortável”.


"Há alguns elementos históricos, sociais e políticos que não são considerados na maioria das vezes quando se conta a história do Natal. Buscamos contextualizar este nascimento - na Palestina, naquela época - dentro de uma estrutura histórica muito parecida com a do Brasil de hoje. Se Jesus tivesse nascido atualmente, como isso deveria se dar? As produções trabalharam diversos temas atuais. Entre eles estão: periferia, preconceito, pobreza, opressão, chacina infantil e refugiados", disse.


A participação no sarau é aberta ao público, dentro desta temática. Após o sarau haverá uma conversa com os autores sobre as produções e as questões que as cercam. O Café Literário’ é um projeto da Secretaria de Cultura para o incentivo à leitura, a valorização dos livros e de autores do interior do estado.



O evento acontecerá no auditório Presidente Washington Luís, com capacidade limitada a 35 pessoas. O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro.


* Jornalista: Andréa Lisboa/Foto: Rui Porto Filho/Comunicação Macaé.


1 visualização0 comentário
bottom of page