top of page

Gincana estudantil gera ação solidária e doa kits de higiene ao Retiro dos Artistas

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • há 10 horas
  • 1 min de leitura

Projeto interdisciplinar uniu aprendizado, cultura e solidariedade, transformando pontuação em benefícios para os artistas idosos


ree

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ), realizaram nesta terça-feira (26), uma visita ao Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro. A ação é resultado de uma gincana estudantil solidária, realizada por meio do projeto interdisciplinar “Vozes da Arte e da Memória”, que integra conhecimento, vivência cultural e compromisso social.


ree

Graças à gincana, que envolveu atividades educativas, provas interdisciplinares e arrecadação solidária, os alunos reuniram dezenas de kits de higiene pessoal, além de pastas e escovas de dentes, sabotes, fraldas, papel higiênico e lenços umedecidos e roupas.


O projeto envolve disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Matemática, História, Filosofia, Ensino Religioso e Educação Física, e está alinhado aos princípios da espiritualidade salesiana e da encíclica Laudato Si’, que destacam a importância do cuidado com a “casa comum” e com o próximo.


ree

Além da ação solidária, a visita incluiu passagem pelo Museu do Maracanã, permitindo aos alunos ampliar sua percepção sobre a memória cultural e histórica do país. A experiência segue a sequência do projeto iniciada em sala de aula, com pesquisas, entrevistas, planejamento de roteiros e registros, e será complementada por produção de redações, painéis, infográficos e reflexões críticas sobre a vivência.


ree

“O projeto mostra que o aprendizado pode ir além da sala de aula, transformando pontuação e desafios em benefícios concretos para a comunidade. É um exercício de conhecimento, empatia e responsabilidade social”, ressalta o professor Kláucio Arruda.


* Texto e fotos: Alysson Nogueira / Assessoria de Comunicação Salesiana.

 
 
 

Comentários


bottom of page