top of page

G20: veja a agenda do primeiro dia da Cúpula de líderes

Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
Jornal Esporte e Saúde
18 de nov. de 2024
2 min de leitura

Reunião do bloco no Brasil receberá 55 líderes de países e chefes de organizações


Foto: Ricardo Moares / Reuters.


A Cúpula do G20 – agenda mais importante do bloco que reúne as maiores economias do globo – começa nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro.


O evento é o ponto máximo de uma série de reuniões, debates e encontros realizados desde dezembro do ano passado, quando o Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo.


A Cúpula se estende até esta terça, com mais de 270 agendas organizadas por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos, setor privado, dentre outros, do Brasil e do exterior.


Como presidente, o Brasil coordena a discussão de temas importantes para a economia global, como tributação de grandes fortunas, digitalização dos governos e ampliação da oferta de crédito em organismos internacionais.


A cerimônia de abertura da cúpula será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais nos esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.


Durante a tarde, a discussão será restrita aos chefes de Estado, com a reforma da governança global em foco, tema central na presidência brasileira do G20.


A agenda tenta promover a modernização das instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).


O intuito das discussões é promover mudanças na governança internacional, tornando-a mais eficiente e com espaço para países emergentes.


Confira a programação prevista desta segunda (18) para a cúpula do G20


* 08h30 às 10h: Chegada dos líderes e recepção pelo Presidente da República e Primeira Dama

* 10h às 13h: Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza

* 13h às 14h: Almoço de Trabalho

* 14h30 às 18h: Sessão 2 – Reforma da Governança Global

* 18h às 20h: Recepção Oficial do Presidente Lula e Primeira Dama para os Líderes


* https://www.cnnbrasil.com.br/economia/Patrick Fuentescolaboração para a CNN


Divulgação:


Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé / RJ



 
 
 

Comentários


bottom of page