top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Festivais de música e bem-estar: qual é a relação?


Foto: Reprodução internet


Que a música faz bem à saúde você já sabe. Mas sabia que escutá-la ao vivo nos festivais pode ser ainda mais benéfico? É que, além dos benefícios que você já conhece, como a liberação de hormônios do bem-estar e a redução do estresse, esse tipo de evento combina socialização e tempo ao ar livre, o que contribui para a melhora do estado social, mental e emocional como um todo.


Há, inclusive, estudos que apontam essa experiência musical como uma forma de autoterapia, já que muitas pessoas que costumam frequentar festivais tendem a sair deles mais confiantes, energizadas e com um senso de motivação e positividade que impacta todos os aspectos do dia a dia.

Quer saber como? Então continue lendo este artigo que a Porto Saúde explica 8 maneiras diferentes de como festivais de música impactam no seu bem-estar.

Este ano a Porto Saúde está apoiando oficialmente o Rock in Rio Brasil 2022 e claro que não podíamos deixar de abordar os benefícios para a saúde.


Descubra quais são!


A música aproxima as pessoas


Especialistas em sociologia afirmam que um dos principais benefícios dos festivais é aumentar a integração social, já que a música foi desenvolvida como meio de comunicação nos primórdios da civilização. Por isso, ir a um festival ajuda a expandir o seu círculo social e fortalece os laços sociais já existentes, que são essenciais para a sensação de bem-estar.


Estimula o aprendizado


Médicos do Hospital Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, descobriram que a música pode estimular o cérebro. Isso confirma uma teoria antiga de que ouvir música ativa certas partes da mente. Essas mesmas partes também são responsáveis pelo aprendizado. Logo, pessoas que passam um tempo imersas na atmosfera do festival tendem a sair dele com mais curiosidade e vontade de aprender.


Exercita a memória


Parte da diversão dos festivais de música é cantar ao som das suas bandas favoritas. Participar de festivais faz com que você estimule a memória para lembrar das letras das músicas e cria momentos que você irá lembrar por muito tempo. E, apesar da música não ser capaz de curar a perda de memória vivenciada por pessoas com Alzheimer, por exemplo, diversos estudos mostram que ela pode reduzir a velocidade com a qual essas habilidades cognitivas diminuem na velhice.


Reduz sintomas de doenças mentais


O ato de ouvir música ativa uma ampla gama de neuroquímicos que desempenham um papel crucial na função mental. Por exemplo, escutar uma música que você gosta desencadeia dopamina, o que aumenta o prazer e o relaxamento geral. Além disso, o cortisol também é liberado para combater o estresse, assim como a serotonina e a oxitocina. Ou seja, ir a um festival de música pode melhorar o bem-estar, pois ajuda a reduzir o estresse e aumenta a clareza mental.


Diminui a ansiedade


Se você está se sentindo ansioso, a música pode ajudá-lo a se acalmar. De acordo com diversos estudos, ouvir música por mais de uma hora deixa as pessoas mais relaxadas, principalmente se as canções forem combinadas com o som natural de concertos ao ar livre. Ainda de acordo com as pesquisas, pessoas diferentes são estimuladas por ritmos diferentes. E uma das vantagens de um festival é que tem música para todos os gostos. É só escolher um show que você gosta e ajudar o seu sistema nervoso a recuperar a vitalidade.


Melhora o humor


Uma pesquisa realizada pela Universidade de Leeds, no Reino Unido, revelou que comparecer a shows ao vivo tem quase o mesmo efeito na liberação de hormônios do bem-estar quanto a prática de exercícios físicos. De acordo com o levantamento, que entrevistou 392 pessoas, 97% dos participantes relataram que se sentem mais felizes e positivos após um festival de música.


Diminui a solidão


A mesma pesquisa também revelou que 40% dos participantes notaram mudanças positivas em seus estados mentais após festivais de música. De acordo com eles, a atmosfera do evento e os elementos sociais ajudam a diminuir a sensação de solidão, já que é possível passar o dia se divertindo com os amigos ou simplesmente conhecendo pessoas novas. Essa socialização está conectada à redução de sintomas da depressão, assim como ao aumento do bem-estar e da autoestima.


Proporciona mais tempo ao ar livre


Estar em contato com a natureza faz bem tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Isso porque os raios solares fornecem vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos, assim como para a sensação de felicidade e bem-estar. Contanto que você não esqueça o protetor solar, esse tempo ao ar livre só traz benefícios e tudo que você precisa fazer para garanti-los é curtir o momento!


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ





4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page