top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Feira Macaba Doce destaca o protagonismo infantil através da literatura

Como imaginar futuros possíveis através da literatura? É a partir dessa reflexão que a Macaba Doce, primeira feira do livro para infâncias de Macaé, que será realizada no dia 07 de dezembro, na Praça Veríssimo de Mello, de 8h às 21h, busca através da imaginação coletiva pensar em estratégias que ajudem a criar o mundo em que queremos viver.


Com objetivo de destacar o protagonismo infantil, seus desdobramentos e diversidade, a feira tem o livro como fio condutor que emoldura a fabulação das crianças, amplia repertórios, no incentivo à leitura e na garantia de direitos.


A Macaba Doce pretende ser um marco na história da cidade e terá como tema “Imaginando futuros possíveis através da literatura”. Uma feira literária para infâncias, plurais e de muitas narrativas, que possibilitará vários encontros: com a literatura que acolhe e potencializa, com o livro que é um universo inteiro e com pessoas que carregam inúmeras histórias.


Carolina Sanches / foto: Divulgação


A programação, pensada para integrar e garantir o acesso de todos, contará com a participação de autores e autoras macaenses, artistas locais e ainda autores e autoras de fora da cidade, como Otávio Junior, Carolina Sanches e Thiago Queiroz, entre outros, que contribuirão para a ampliação de fronteiras em rodas de conversa mediadas, com a participação do público; oficinas artísticas para interação e a contação de histórias.


Otávio Junior / foto: Divulgação


De acordo com Joice Rosa, proprietária da Casa Ipê e uma das realizadoras da feira, é através da troca de ideias e da capacidade que temos de questionar e imaginar que exercitamos a possibilidade de enxergar para além do que se apresenta.


“Preencher um espaço público com os livros, oferecer o acesso à diferentes narrativas, imagens, poesia, contos, personagens, autores e autoras nos dá a certeza de que o encontro com a Literatura é o começo da construção de futuros outros, mais bonitos, justos e protagonizados pela diversidade”, destaca Joice.


Toda a programação será gratuita e terá recurso de acessibilidade com intérprete de LIBRAS. As palestras e mesas terão como tema “A prática pedagógica do futuro”, “Literatura para destruir preconceitos”, “Imaginando futuros possíveis”, “Incentivo à literatura na infância e adolescência”, “Leituras elásticas e letramento de futuro”, “A importância da comunicação não violenta”, “A mudança do olhar sob a paternidade”, entre outros.


A Macaba Doce também contará com espaço para que autores locais comercializem seus livros. Os interessados devem preencher o formulário disponível no perfil nas redes sociais da feira (@feira.macabadoce).


A I Feira do Livro para as Infâncias – MACABA DOCE - é uma realização da Chirulico com co-realização da Casa Ipê e de Raquel Petersen e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Literatura Resiste. O evento conta com o apoio da Sorriè, Central de Aços, AliveKids, DecorDreams e do Macahe Burguer. Mais informações no site do evento, também disponível no perfil @feira.macabadoce .


* Cris Rosa - Assessoria de Comunicação


5 visualizações0 comentário
bottom of page