top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

“Entre Nuvens”: solo de dança com formato inédito homenagem à Angel Vianna estreia dia 1/12, no Rio

A artista Moira Braga - mulher cega que descobriu com Angel a possibilidade de dançar - usa ferramentas de acessibilidade como inspiração e incorpora audiodescrição e Libras na dramaturgia



"Gente é como nuvem, sempre se transforma”, disse certa vez a diva da dança contemporânea brasileira, Angel Vianna. A fluidez e a beleza desse pensamento tocou a artista Moira Braga e inspirou o nome do espetáculo que estreia dia 1o de dezembro e tem apresentações com entrada gratuita até dia 4 no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. De lá, segue para o Teatro Cacilda Becker, onde fica em cartaz de 8 a 11 de dezembro a preços populares.

“O ‘Entre nuvens’ celebra os encontros, os afetos e as transformações que eles são capazes de provocar em nós”, diz Moira, pessoa cega que descobriu com Angel a possibilidade de dançar e, desde então, vem construindo uma carreira nas artes da cena. Atriz, bailarina, performer, preparadora corporal e consultora de audiodescrição em conteúdos artísticos, além de professora da Escola e Faculdade Angel Vianna. Moira Braga também, é, atualmente, uma das preparadoras de elenco da primeira novela da Globoplay “Todas as Flores” (de João Emanuel Carneiro), onde também interpreta a personagem Fafá.

“Entre Nuvens” traz uma proposta estética inédita. Moira explora a audiodescrição e a tradução em Libras como parte da dramaturgia, para além de medidas de acessibilidade. Três mulheres estarão em cena: Moira, Beatriz Corrêa (intérprete de Libras) e uma audiodescritora - Nara Monteiro ou Georgea Rodrigues, a depender do dia da apresentação. “Trabalhei com a ideia de tríades desde o momento da pesquisa, que fiz com duas artistas da dança que também têm deficiência visual - Renata Mara, de Minas Gerais, e Natalia Rocha, da Bahia, o mesmo percurso feito por Angel até se estabelecer no Rio”, destaca Moira.

O espetáculo foi contemplado na linha “Dança” do edital do Programa de Fomento Carioca, o FOCA 2021, e é parte da pesquisa de mestrado que Moira vem desenvolvendo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Essa instituição foi a primeira a ter um curso de ensino superior em Dança no Brasil, estruturado com a ajuda de Angel e Klauss Vianna na década de 1960.

“Quando escolhi o tema da pesquisa, pensei: ‘meu estar aqui é por causa da Angel, quero que seja uma homenagem a ela’. Além disso, percebo que a dança ainda guarda muitos traços de machismo e desigualdade entre os papéis de gênero e é preciso fortalecer e reafirmar o lugar de mulheres como Angel, que atuam com competência absoluta como agente de transformação social e desenvolvimento de uma identidade artística e cultural de referência”, completa Moira.

SERVIÇO Entre Nuvens Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro Dia 30 de novembro, às 14h Dias 1, 3 e 4 de dezembro, às 19h Entrada gratuita

Teatro Cacilda Becker De 8 a 11 de dezembro, às 19h30 Ingressos: R$10 (inteira), R$5 (meia entrada) FICHA TÉCNICA Direção e dramaturgia: Moira Braga e Lucas Valentim Interpretação e criação: Moira Braga, Nara Monteiro, Beatriz Corrêa e Georgea Rodrigues Assistência de direção: Natalia Rocha Direção de Produção: Bruno Mariozz Colaboração Artística: Natalia Rocha e Renata Mara Audiodescrição: Nara Monteiro e Georgea Rodrigues Intérprete de Libras: Beatriz Corrêa Cenografia e Direção de Arte: Eclea Moraes e María Ayara Mendo Pérez Assistência de cenografia: Tamiris Pereira Souza e Ricardo Teixeira Cenotécnico: Marcos Babu Trilha Sonora Original: Carol Davila Voz incidente: Angel Vianna Iluminação: Luciano Xavier Figurinista: Mauro Leite Assistente de produção: Synara Moreira


* ASSESSORIA DE IMPRENSA: Dedicata Comunica

Raquel Morais / Jaciara Rosa / Fotos: Luciano Xavier



7 visualizações0 comentário
bottom of page