• Jornal Esporte e Saúde

“Cruzando Trilhas” apresenta aos estudantes o mercado de trabalho



Os estudantes do Ensino Médio do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo participaram, no último dia 12 de abril, de um encontro multidisciplinar no qual foram apresentados os diferentes cenários do mercado de trabalho.



O evento reuniu profissionais que estão inseridos nas diferentes áreas do conhecimento, na qual são aplicadas às propostas do novo modelo de educação básica do Ensino Médio no Brasil. Os palestrantes puderam compartilhar experiências com os alunos, abrindo uma ampla discussão sobre carreiras, além de oportunizar encontros fora da sala de aula.


Participaram do encontro a ortodontista Thalita Ferreira; a advogada Kelly Uchôa de Matos; o engenheiro mecânico Luis Eduardo Duccini; e o neuropsicólogo e professor da Faculdade Católica Salesiana, Júlio Vasconcelos.



“É muito importante trazer nossas experiências aqui para os alunos, pois assim eles conhecem nossa vivência no mercado, principalmente no momento atual, onde vivemos uma transição das profissões. Hoje, as carreiras sólidas dão lugar a novas carreiras e novas propostas de mercado. É importante que o jovem possa entender isso”, explica a advogada Kelly Uchôa de Matos.



As áreas do conhecimento, definidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC, estão sendo ofertadas aos alunos do Colégio Castelo a partir da 1ª série do Ensino Médio. São elas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Ciências Exatas e Linguagens. A coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Fátima Neves, explica que o evento aproxima o estudante das realidades profissionais. “O objetivo é mostrar ao aluno todas as áreas. Para isso, nada melhor que trazer profissionais para discursarem sobre suas vivências”, pontua.

“Foi muito interessante saber de todas as áreas, me identifiquei muito com tudo que foi abordado. Os profissionais foram bem legais. Foi uma aula bem participativa. Acredito que todos os meus colegas também gostaram bastante”, conta a aluna Cecília Silva Chaves, aluna da 1ª série do Ensino Médio.





Texto: Alysson Nogueira \ Foto: Paolla Itagiba \ Assessoria Comunicação Salesiana

2 visualizações0 comentário