top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Covid-19: cidades da Zona da Mata e Vertentes registram mais de 70 casos confirmados de variantes

Dados são do painel de monitoramento da doença divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde. Veja quais cidades têm casos confirmados.


Coronavírus — Foto: Getty Images via BBC


As regiões Sudeste, Centro Sul e Leste do Sul, que abrange municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes, registraram 76 casos confirmados de variantes do coronavírus. A informação é divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde Minas Gerais (SES-MG.).

Até o momento, 20 municípios apresentaram notificações de cepas do vírus confirmadas. A SES-MG registrou as variantes P.1*, P.2, B.1.1.7*, B.1.1.28, B.1.17*, B.1.617.2* (variante indiana) e também casos com outras linhagens, sem especificar quais.

Dos 20 municípios com casos confirmados, Além Paraíba é o que mais apresenta o maior índice, com 21 caso, seguido de Viçosa (11 casos), Muriaé (7 casos), São João del Rei e Juiz de Fora, com cinco casos confirmados cada.

O que é variante?

Uma variante é resultado de modificações genéticas que o vírus sofre durante seu processo de replicação. Um único vírus pode ter inúmeras variantes. Quanto mais o vírus circula – é transmitido de uma pessoa para outra –, mais ele faz replicações, e a maior é a probabilidade de modificações no material genético.

As mutações podem ser mais contagiosas e ter até características que podem tornar as vacinas menos eficazes. No entanto, os impactos na pandemia são analisados por pesquisadores de todo o mundo.

* Por Victória Jenz, G1 Zona da Mata.



5 visualizações0 comentário
bottom of page