top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Consumo Consciente: feirantes da Agricultura Familiar em Macaé recebem sacolas reutilizáveis


Sacolas foram produzidas com garrafas pet e serão distribuídas para os consumidores do local


Antecipando a comemoração do Dia do Consumo Consciente, que será neste sábado (15), o espaço da Feira de Agricultura Familiar e Economia Solidária, na Praça Veríssimo de Melo, recebeu uma ação de conscientização sobre mudanças de hábitos da equipe da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal. A atividade foi marcada nesta quinta-feira (13) pela entrega de sacolas reutilizáveis, produzidas com garrafas pet para os produtores participantes para que sejam distribuídas para os consumidores do local.


A feira conta com 43 barracas com produtores da área central, Assentamento Prefeito Celso Daniel, Imburo, Virgem Santa e região serrana, que comercializam produtos diversos.


A campanha continuará nas redes sociais e a distribuição foi realizada pelo Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Juninho Luna e a equipe de Políticas Públicas da pasta. De acordo com Luna, a intenção é destacar a importância do Dia do Consumo Consciente e mobilizar a sociedade para evitar o uso de sacolas plásticas e os cuidados com a natureza.


“A intenção é repensar as práticas da população, estimular o consumo consciente, levando em conta a redução do uso de recursos naturais, materiais com emissão de poluentes e geração de resíduos. As feiras, por exemplo, contribuem com esta mobilização, pois os consumidores sabem os procedimentos e origens dos produtos. Esta ação faz parte de um processo contínuo. A previsão é que outras praças também recebam a atividade”, pontua. Ele lembra ainda que o consumo consciente serve para que cada pessoa possa fazer o seu papel por um meio ambiente e sociedade melhores, gerando mudanças. “Adotar práticas de consumo mais saudáveis estimula a população a se tornar mais sustentável”, frisa.


Presente, a coordenadora do evento "Feirinha Gourmet com Música ao Vivo", Miria Marins, elogiou a ação. “Que o cuidado com o meio ambiente e a conscientização da população realmente aconteça. O uso de sacolas reutilizáveis é muito importante. Estamos satisfeitos em poder mobilizar os produtores, que terão a oportunidade de presentear seus melhores clientes com as sacolas recebidas da Secretaria. Agradeço ao Juninho e à toda equipe”, ressalta.


Com 28 anos de funcionamento na praça, a ação da entrega de sacolas reutilizáveis foi elogiada pelos feirantes mais antigos. Entre eles estavam Ana Maria Alves Gomes, que está há 25 anos atuando na feira. “Moro no Imburo, lá produzimos queijo, mamão e aipim. Aí fazemos bolos e doces diversos para vender. As sacolas são muito importantes, temos que realmente cuidar do meio ambiente”, conta.


Também há mais de 20 anos trabalhando no local, a feirante Maria Auristela Lima Chagas fez questão de receber sacolas e guardar com cuidado para os consumidores. “Tenho 74 anos, atuo aqui com muita dedicação e alegria. Essa feira é a minha vida. Comercializo saladas de frutas, doces e sucos de frutas, além de salgados e, agora, ganhamos sacolas que serão presenteadas para nossos clientes mais fiéis", afirma.

Já os mais novatos da feira também agradeceram a ação. Anderson Lopes e Ezequiel Prudêncio ingressaram este mês e apreciaram a ação. “ A sensibilização quanto às mudanças de práticas são essenciais”, comentaram os feirantes e empreendedores da Confeitaria Slice.

A celebração do Dia do Consumo Consciente foi instituída pelo Ministério do Meio Ambiente, em 2009, para despertar a consciência do público para os problemas socioambientais causados pelos padrões atuais de consumo. O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia pois, da maneira correta, incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens e a separação dos resíduos.


* Jornalista: Joice Trindade / Fotos: João Barreto / Comunicação Macaé


Divulgação:





Ensaio Feminino por apenas R$ 199!


Essa é a grande oportunidade de você fazer aquelas fotos que você sempre sonhou!


Pacotes a partir de R$ 199,00!


Garanta já seu ensaio, pois a promoção é por tempo limitado!


Divulgue em seus grupos, para suas amigas!



Santiago César Santiago

StudioSCS

Wpp *(22)


www.linktr.ee/SantiagoCesarSantiago





17 visualizações0 comentário
bottom of page