• Jornal Esporte e Saúde

Congresso de Medicina Esportiva acontece em outubro na Barra da Tijuca

Palestras com representantes da Medicina Esportiva e convidados internacionais


Sport Medical Conference no Brisa Barra Hotel / Foto: divulgação.


Nos dias 02 e 03 de outubro acontecerá no Brisa Barra Hotel, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Sport Medical Conference, congresso de medicina esportiva do Brasil, liderado pelo Ortopedista e Traumatologista, Dr. Paulo Cesar Andrade, com diversas certificações no Brasil e exterior, que tem na sua trajetória a atuação como médico do futebol profissional do CR. Vasco da Gama.


Dr. Paulo Cesar Andrade preside o Congresso de Medicina Esportiva / Foto: divulgação.


O congresso reunirá nomes da Medicina Esportiva, como os médicos Dr. Márcio Tannure, chefe do Dep. Médico do Flamengo/Médico do UFC, Dr. David Gusmão, membro da American Academy of Regenerative Medicine, Dr. Felipe Malzac, médico da Seleção Masculina de vôlei Dr. Hamilton Junqueira, Endocrinologista e Metabologista, dentre outros.


Serão ao todo 49 palestrantes, com 35 temas e presença confirmada de 250 pessoas, além de atletas veteranos e profissionais do mundo do esporte. Dentre os temas, irão abordar desde técnicas cirúrgicas a procedimentos da Medicina Regenerativa, lesões relacionadas ao esporte e problemas comuns não apenas entre atletas, mas também na população em geral. O evento terá a presença de cardiologistas, nutricionistas, fisioterapeutas, ortopedistas, dentre outros, que discutirão temas como a reabilitação nutricional de esportistas pós-Covid-19, as lesões mais comuns e a importância do exercício físico no combate de algumas doenças.


Paralelo ao evento, acontecerá uma exposição das principais marcas e empresas relacionadas a medicina esportiva, nutrição, farmacêutica, alimentação e suplementação para divulgação de seus produtos e serviços para profissionais da área.


Dr Paulo Cesar Andrade Presidente da Sport Medical Conference / Foto: divulgação.


Temas: laser de alta intensidade e biomarcadores genéticos


Um dos destaques será o tema abordado pelo presidente da Conferência, Dr. Paulo Cesar Andrade sobre as novas descobertas que envolvem os efeitos do uso do laser de alta intensidade no tratamento de dor e lesões esportivas, assim como a influência dos biomarcadores genéticos no planejamento da performance."São temas bastante relevantes no meio da medicina esportiva. Assuntos que estão ganhando novas abordagens e que precisam ser discutidos. A nossa proposta é que os profissionais dividam experiências assertivas do dia a dia da profissão e informações que possam solucionar problemas de pacientes de todo o Brasil", afirmou o Dr. Paulo Cesar Andrade, responsável pela criação do congresso.


Muito tem se falado sobre a prática de esportes físicos, não só por atletas, mas para a população em geral, e sua suma importância para a saúde, bem-estar e na prevenção de doenças em praticamente todas as especialidades médicas. A medicina esportiva é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, responsável pela atenção em saúde do indivíduo que procura um corpo saudável livre de doenças e que realiza algum exercício físico ou esporte de forma profissional ou amadora.


O Chefe do Departamento Médico do Flamengo, Márcio Tannure será palestrante do Sport Medical Conference. Um dos temas de destaque que irá abordar será sobre as novas tecnologias na Avaliação da Performance Desportiva e contará como o jogador de futebol Anascaeta retornou em 19 dias e levou o Flamengo à final da Libertadores após Artroscopia por lesão de Menisco.


O congresso será aberto ao público em geral, com restrições de número de pessoas, e voltado especialmente para médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, ortopedistas, professores, estudantes em geral que queiram conhecer as mais novas tendências e procedimentos da área da medicina esportiva.


"Recentemente todos se encantaram com o número de medalhas alcançadas durante as Olimpíadas de Tóquio, mas poucos sabem o trabalho desenvolvido na medicina dos esportes para atletas de alta performance. Agora, chegou a vez de nos prepararmos para a Copa do Mundo FIFA 2022, que acontecerá no Catar, no Oriente Médio", afirmou Dr. Paulo Cesar Andrade.


O Sport Medical Conference vem abrir em primeira mão o primeiro congresso médico da área esportiva presencial que obedecerá a todos os protocolos e regras exigidas pelo Conselho Federal de Medicina.


Mais informações e inscrições: www.sportmedicalconference.com.br Dias 02 e 03 de outubro Horários: Das 8h30 às 19h Brisa Barra Hotel Av. Lúcio Costa 5700 - Barra da Tijuca


* Maria Alice Nunes / Abre Aspas Assessoria de Comunicação.








10 visualizações0 comentário