• Jornal Esporte e Saúde

Com estoque baixo de sangue O positivo, Hemoterapia convoca doadores


Para manter o estoque ideal é importante a doação permanente de todos os tipos de sangue

Foto: Arte / reprodução internet.


Com o estoque crítico do sangue tipo O positivo, o Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde de Macaé, está convocando os doadores. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, apresentando um documento pessoal e original com foto.


A equipe reforça a importância da colaboração de todos, já que além de Macaé, o banco de sangue também abastece cidades como Quissamã e Conceição de Macabu. Pessoas em boas condições de saúde devem comparecer à unidade e, após uma triagem, é realizada a captação.


A bióloga da unidade, Laura Maciel, ressalta que o pedido se estende a todos os tipos de sangue, para que o estoque se mantenha ideal e supra a demanda dos hospitais públicos e privados, principalmente o Hospital Público Municipal (HPM), referência no atendimento de urgência e emergência.


Os profissionais que atuam na unidade estão tomando todas as medidas de segurança, contra a Covid-19, e solicitam aos doadores que compareçam usando máscaras.


Para doar - Para fazer sua doação basta estar bem de saúde; ter entre 16 e 60 anos; sendo que os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito; apresentar documento de identidade; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para AIDS; não ser usuário de drogas; não estar grávida e nem amamentando.


O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. O telefone para contato é (22) 2796-1756.


* Jornalista: Genimarta Oliveira \ Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:




17 visualizações0 comentário