top of page

Colégio Castelo celebra conclusão do 3º módulo em nova proposta da Educação Técnica

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 7 de set.
  • 2 min de leitura
ree

O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé (RJ) realizou na última semana, a Cerimônia de Conclusão do Terceiro Módulo dos cursos técnicos em Química e Mecatrônica, referentes ao 1º semestre de 2025. O evento marcou a trajetória de 44 estudantes, que ingressaram em janeiro de 2024 e, ao longo de um ano e meio, vivenciaram experiências significativas em sala de aula, nas práticas laboratoriais e nas saídas pedagógicas realizadas em empresas parceiras, como SLB e Ocyan.


Esta foi a primeira turma de concluintes dentro da nova proposta da Educação Técnica do Castelo, um marco para a instituição, que há mais de 26 anos prepara jovens para o mercado de trabalho. A reformulação, idealizada ainda no final de 2023, nasceu a partir do desejo das Irmãs Salesianas e da inspiração no sonho de Dom Bosco, que acreditava que, proporcionar um ofício aos jovens, era trilhar caminhos de esperança e dignidade no mundo do trabalho.


Além dos jovens que concluíram o módulo, a cerimônia também destacou estudantes egressos do ensino superior, que encontraram no curso técnico uma oportunidade de requalificação e reinserção no mercado de trabalho.


ree

Durante sua fala, a diretora geral do Instituto Nossa Senhora da Glória, Ir. Carmelita Agrizzi, destacou a importância desta conquista. “Vocês estão indo e deixando uma marca. Levarão consigo o Castelo e o curso técnico para a vida. Nossa alegria e nossa gratidão se transformam em aplausos a cada um. Vocês já fazem e continuarão fazendo a diferença no mundo do trabalho, porque partem com conhecimento e retornam à sociedade com uma experiência profundamente humana”, ressalta.


A cerimônia contou ainda com a participação de professores, gestores e familiares, reforçando o caráter comunitário da caminhada educativa. “Vivemos um horizonte promissor com o crescimento da indústria de óleo e gás, e nossa proposta pedagógica está em sintonia com essa realidade”, pontua a coordenadora e professora da Educação Técnica, Jaqueline Mateus.


O encerramento foi marcado com a entrega de uma lembrança simbólica, em reconhecimento à confiança depositada no Colégio Castelo e à dedicação durante toda a jornada formativa.


ree

* Texto: Alysson Nogueira / Foto: Paolla Itagiba / Assessoria de Comunicação Salesiana.

 
 
 

Comentários


bottom of page