top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Castração de animais continua acontecendo gratuitamente em Casimiro de Abreu

Programa do Governo do Estado já viabilizou 504 castrações até o momento


Divulgação.


Continuam abertas as inscrições para castração gratuita de animais de rua e domésticos, por meio da parceria da Prefeitura com o governo do Estado. O programa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento tem como objetivo realizar castrações gratuitas em todo o estado do Rio de Janeiro. Até agora, foram realizadas mais de 500 castrações de gatos e cachorros, em Casimiro de Abreu Para realizar as castrações é necessário acessar o link https://rjpet.com.br/entrar e fazer o cadastro do animal.

Qualquer pessoa pode cadastrar um animal por CPF e os protetores podem cadastrar e agendar a cirurgia de oito animais por mês. Em Casimiro de Abreu as cirurgias acontecem na Clínica Veterinária Luana Cardoso, e os moradores de Barra de São João, se desejarem, podem procurar a clínica Apaixonados por Quatro Patas, em Rio das Ostras. No caso de protetores, é necessário realizar primeiro o cadastro junto à Secretaria de Estado de Agricultura, pelo email rjpet@agricultura.rj.gov.br os seguintes documentos: RG, comprovante de residência atualizado do estado do Rio de Janeiro, declaração de um médico veterinário reconhecendo o trabalho de protetor realizado e documentos que comprovem a prática, dados completos do local de acolhimento dos animais.

É importante ressaltar que, para a realização do procedimento existem algumas condições essenciais sobre o animal, a principal delas é sua saúde. Antes do procedimento, o animal vai passar por uma avaliação clínica pela médica veterinária. Outras condições importantes do animal são:

* deverá ter no mínimo 6 meses de idade; * o peso máximo deve ser de 25 kg; * não pode ter sido vacinado com menos de 21 dias da data do procedimento; * fêmeas no cio, gestantes ou que estão amamentando não poderão ser castradas; * os cães (machos ou fêmeas) devem ser levados com guias e coleiras. Se forem agressivos devem usar focinheira; * os animais devem estar em jejum absoluto (água e comida), por um período de 12 horas antes do procedimento.

No dia da cirurgia o responsável deverá levar cópia da identidade, CPF, comprovante de residência e assinar o termo de responsabilidade. Se possível, deverá dar banho no animal um dia antes do procedimento.



* SECOM - Casimiro de Abreu



13 visualizações0 comentário
bottom of page