top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Casimiro disponibiliza ultrassonografias de próstata nesta sexta-feira em Unidade Móvel da Saúde


Foto: Divulgação.


Os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) chamam a atenção: um em cada cinco casos de câncer em homem é de próstata, o que torna a doença a segunda causa de morte na população masculina. Somente em 2019, estima-se que 68 mil casos da doença surgiram no Brasil.

Os números do Inca não passaram despercebidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Casimiro de Abreu, que nesta sexta-feira, dia 12, disponibiliza na Praça Feliciano Sodré, no Centro, a Unidade Móvel de Saúde para a realização de ultrassonografias de próstata e vias urinárias em pacientes masculinos, desde que recomendados por um médico especialista, o urologista. Também na sexta, estão agendadas mamografias para mulheres.

“O rastreio do câncer de próstata consiste na realização anual dos exames de toque retal e dosagem de PSA. Em casos de alteração, há a indicação de uma investigação mais aprofundada, e aí entra a ultrassonografia de próstata, que possibilita uma melhor visualização, sendo de suma importância avaliação do profissional especialista, Urologista”, explicou Alex Peixoto, enfermeiro e coordenador de ESFs em Casimiro.

No mês do Novembro Azul - campanha nacional dedicada à saúde do homem - a Secretaria de Saúde vem promovendo uma série de ações com objetivo de trazer o público masculino às unidades básicas de saúde e também à Unidade Móvel de Saúde.

“Estamos disponibilizando atendimento médico e de enfermagem em todos os postos de saúde com horário estendido até as 19h. Nosso objetivo é abraçarmos esses homens, muitas vezes provedores de família. Também realizamos testes rápidos, vacinas, atendimento médico, orientação na sala de espera nos postos”, finalizou o secretário de Saúde, Ronaldo Steele.

Somente para esta sexta-feira foram agendadas 21 Ultrassonografias de próstata. A exemplo do que ocorreu no Outubro Rosa , a Unidade Móvel de Saúde percorrerá os demais distritos de Casimiro de Abreu em atendimento à Campanha Novembro Azul. #ComVocêePorVocêSempre



* SECOM - Casimiro de Abreu.




1 visualização0 comentário
bottom of page