top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Campanha Novembro Azul chama atenção para a saúde dos homens

Objetivo da iniciativa é conscientizar população masculina da necessidade de prevenção e diagnóstico precoce de doenças


É tempo de alertar os homens sobre a importância de visitar um médico regularmente Foto Divulgação


Esse mês é tempo de alertar os homens de todas as idades sobre a importância de visitar um médico regularmente. A Campanha Novembro Azul vem para mostrar a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce, tanto do câncer de próstata, mas também de outras doenças. Em Rio das Ostras, a Secretaria de Saúde, por meio da Subsecretaria de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, estará ampliando a oferta de vagas em consultas e exames para a população masculina com vistas ao alcance dos objetivos da iniciativa.


Os homens deverão acessar, primeiramente, as Unidades Básicas de Saúde de suas áreas de moradia, para a realização de um check-up integral em Saúde e obtenção de informações importantes para o autocuidado e prevenção das doenças prevalentes no sexo masculino.

Aqueles que forem avaliados com risco e sintomas de doenças da próstata serão


encaminhados para o urologista. O Município conta com dois especialistas desta área, com oferta de 80 vagas semanais e sem nenhuma demanda reprimida. Os exames laboratoriais também estão sendo ampliados neste mês e em dezembro.


A prevenção e diagnóstico do câncer de próstata não é o único foco da Campanha Novembro Azul. A orientação deve ser integral, voltado a homens de todas as faixas etárias.

Os profissionais de Saúde promoverão ações que esclareçam os homens sobre os sintomas, causas, tratamento e prevenção do câncer de próstata. A recomendação mundial e no Brasil é que a opção de realizar ou não os exames de rastreamento, para câncer de próstata, sejam feitos em comum acordo entre o paciente e o médico, avaliando riscos e sintomas.


A orientação das equipes da Atenção Primária, neste mês de novembro, é que abordem ostensivamente, de forma individual ou coletiva, a população masculina para a adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, controlar o peso, praticar atividades físicas regularmente, alimentar-se de forma adequada e evitar bebidas alcoólicas.


Novembro Azul - A Campanha Novembro Azul deve promover aos homens, nos postos de saúde, o mínimo de uma consulta médica por ano, também deve possibilitar o envolvimento do homem no planejamento reprodutivo, na saúde sexual, no pré-natal do pai e paternidade ativa, no uso de preservativo nas relações sexuais, no cultivo de bons hábitos de higiene pessoais, na realização de testes rápidos diagnósticos para o rastreio de doenças sexualmente transmissíveis e tratamento quando necessário e ofertar exames de rastreio de doenças crônicas como hipertensão arterial, diabetes e diferentes tipos de câncer, incluindo o câncer de próstata, pênis e boca.

* ASCOMTI Rio das Ostras.


Patrocinado:



Contato ateliê Gabimix


Face:


https://www.facebook.com/ateliegabimix/


Instragran


https://www.instagram.com/ateliegabimix/?utm_medium=copy_link



2 visualizações0 comentário
bottom of page