• Jornal Esporte e Saúde

Campanha de febre aftosa tem bons resultados em Rio das Ostras


Na campanha de maio do ano passado, o índice de cobertura vacinal atingiu cerca 96% das cabeças de gado cadastradas, e este ano foi de 98% / Foto:divulgação.


Desde a instalação do Posto Avançado de Defesa Animal em Cantagalo, zona rural de Rio das Ostras, o Município vem atingindo elevados índices de cobertura vacinal de bovinos e bubalinos.

A instalação do Posto, que funciona no Departamento Agropecuário da Secretaria de Meio Ambiente Agricultura e Pesca, possibilitou que os produtores pecuaristas da zona rural da Cidade façam sua declaração de vacinação sem precisar se deslocar para municípios vizinhos.

Na campanha de maio do ano passado, o índice de cobertura vacinal atingiu cerca 96% das cabeças de gado cadastradas, e este ano foi de 98%, com mais de 15.000 animais envolvidos. Nesta etapa da campanha, são vacinados bovinos e bubalinos de todas as idades, seguindo o calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Agricultura.

“O forte engajamento dos pecuaristas de Rio das Ostras na imunização do seu rebanho ocorreu graças ao trabalho de conscientização realizado nesses dois anos”, explica Edgard dos Santos, coordenador do Posto Avançado do Núcleo de Defesa Agropecuária, em Cantagalo.

De acordo com o coordenador, o trabalho é realizado em parceria com Núcleo de Defesa de Casimiro de Abreu – RJ e a Empresa Assistência Técnica Extensão Rural Estado do Rio de Janeiro (Emater – RJ).

FEBRE AFTOSA - A febre aftosa é uma doença altamente contagiosa, que atinge bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres como a capivara. Ela é transmitida pelo leite, carne e saliva do animal doente, como também pela água, ar, objetos e ambientes contaminados.

A doença causa febre e aftas na boca e cascos dos animais, dificultando a alimentação e locomoção. O rebanho atingido fica com a produção de leite e carne comprometida, perdendo valor, o que causa prejuízos econômicos e sociais ao município e ao produtor.


* ASCOMTI Rio das Ostras.




2 visualizações0 comentário