top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Caminhada traz consciência ecológica aos estudantes do Colégio Castelo Macaé



Na data em que foi comemorado o Dia Mundial da Água, estudantes de 7º e 8º anos do Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo realizaram uma aula de campo nas areias da Praia do Pecado, em Macaé.



De caráter formativo e recreativo, a aula multidisciplinar contemplou as propostas e objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Entre as ações mais significativas estavam o recolhimento de lixo das areias da praia e da área de vegetação permanente, que sofre com a degradação e o descarte de resíduos de forma irregular.



Os estudantes também aproveitavam o percurso de pouco mais de 1 km para observar as adaptações dos seres vivos presentes na fauna e na flora do ecossistema da Restinga da Praia do Pecado. Houve também um momento para práticas esportivas e banho de mar, para alegria dos adolescentes. Todas as atividades tiveram as orientações dos professores Maycon Granados e Indhira Mendonça, de Ciências; Laís Fernandes, de Língua Portuguesa; Lúcia Cristina Araújo, de Geografia e Fernando Guimarães, de Educação Física. “Foi um momento único de interação e de descobertas. Foi gratificante proporcionar atividades em que uns podem contar com os outros, tanto no recolhimento dos resíduos, quanto na prática esportiva. E foi lindo ver os alunos encontrando itens que estavam enterrados na areia há tempos, observando, na prática, a mineralização de uma garrafinha, de uma tampa de refrigerante. Foi uma vivência para a educação ambiental e para a educação socioemocional dos alunos. Valeu muito a pena”, ressalta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Priscila Sousa.



A aluna Luisa Borges Streichan, do 7º ano, explica que a experiência ao ar livre serviu como momento de aprendizado e também descontração. “Foi muito legal e divertido ter uma experiência diferente fora da escola. Fazer a coleta do lixo foi importante para nós: professores e alunos, mas também para o ecossistema da praia e para as pessoas que ali frequentam”, conta.



Para o presidente do Movimento SOS Praia do Pecado, Leonardo Pereira Machado, ações como essa despertam o interesse da população, sobretudo na preservação do meio ambiente para estas e futuras gerações. “Foi uma experiência fantástica. Isso que alimenta nossa disposição e nossa esperança. A gente encontra consciência ambiental nessa atual juventude. Estar com eles é revigorante e extremamente motivador, porque faz parte da nossa causa. É animador ver as futuras gerações engajadas em ter um ambiente equilibrado e saudável”, finaliza.


* Texto e fotos: Alysson Nogueira / Assessoria de Comunicação Salesiana


4 visualizações0 comentário
bottom of page