top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

BRK abre inscrições para desafio nacional de acessibilidade em faturas de água e esgoto

Concessionária convida startups a pensarem em soluções voltadas aos clientes com deficiência visual para autonomia no acesso às faturas impressas e digitais


Foto: Divulgação


A BRK, concessionária privada de saneamento básico presente em mais de 100 municípios brasileiros, incluindo Macaé e Rio das Ostras, em parceria com a Liga Ventures, plataforma que conecta startups a grandes empresas para gerar negócios, lançou o “Desafio: Faturas Acessíveis”. Com inscrições abertas entre esta quarta-feira (1º de junho) e o próximo dia 15, os participantes são convidados a pensar em soluções que dão autonomia às pessoas com deficiência visual para acessarem suas contas de água e esgoto.

A iniciativa faz parte do BRK Inova, programa que apoia startups e empreendedores na criação de soluções direcionadas ao setor de saneamento básico. Neste projeto, o objetivo é desenvolver soluções voltadas para as pessoas cegas e com baixa visão, com o desenvolvimento de sistemas que tornam as contas acessíveis para leitores e programas de audiodescrição, além de faturas transcritas para Braille, entregues aos clientes que desejam receber o material em mãos. Atualmente, a BRK já conta com a opção de faturas em Braile no Tocantins, onde a companhia opera em 47 municípios. Agora, o objetivo é expandir esse trabalho e oferecer soluções mais acessíveis aos clientes de todo o país.

- Fazer parcerias com o ecossistema de inovação faz parte de uma estratégia que, quando está conectada com iniciativas de diversidade e inclusão, ganha uma dimensão social muito poderosa. São mais de sete milhões de pessoas com alguma deficiência visual no Brasil e que, por meio de iniciativas como essa, têm seu direito, sua dignidade e sua autonomia respeitados. Esse é um propósito que nos aproxima das startups e que conta com a solução para um desafio real e um objetivo claro a ser alcançado - explica Fabiana Nakamura-Müller, colíder do GT de PCDs da BRK.

Como participar

As startups interessadas devem estar adequadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e precisam ter como premissa o desenvolvimento seguro, ou seja, precisam enviar o teste de intrusão (pentest) realizado no produto. Também é imprescindível que a solução esteja voltada para a autonomia do cliente.

- Diversidade e inclusão é um compromisso da BRK. Desta forma, é importante que os nossos clientes com deficiência visual possam usufruir de acessibilidade em todos os nossos serviços, incluindo a fatura virtual e a fatura física. Essa autonomia confere privacidade, promove independência na organização financeira e administração pessoal e ainda tem um grande impacto na qualidade de vida desse público - explica Fabiana.

Para saber mais e se inscrever, os interessados devem acessar a página de inovação da BRK (inova.brkambiental.com.br/desafio/faturas-acessiveis) ou o endereço do parceiro do projeto (ligamatch.com.br/challenge/faturas-acessiveis). E em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para inovacao@brkambiental.com.br.

Sobre a BRK Ambiental

A BRK é uma das maiores empresas privadas de saneamento básico no Brasil, presente em 13 estados, beneficiando 16 milhões de pessoas. São 125 cidades que já contam os serviços da companhia, que é a plataforma de saneamento da Brookfield, empresa canadense que está no país desde 1899. Para a companhia, o saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e econômico do Brasil e tem grande potencial de impacto positivo em áreas como a saúde e a educação. Por isso, a BRK e seus acionistas estão comprometidos com um modelo de gestão ESG (da sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), incorporando esta estratégia à tomada de decisões da companhia e à prestação de serviços. A empresa tem também um compromisso com a Diversidade e a Inclusão, sendo signatária do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (WEP’s).


* Carlos Vinícius Fernandes \ Comunicação – Macaé e Rio das Ostras \ BRK Ambiental


Patrocinado:







7 visualizações0 comentário
bottom of page