top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Blitz Lilás atua em Macaé na Praça Veríssimo de Melo nesta segunda (9)



Conhecimento, informação e acolhimento são a chave para combater a violência contra a mulher. Em Macaé, o Ônibus Lilás (Unidade Móvel de atendimento às mulheres, do Programa “Mulher, viver sem violência”) permanece estacionado até as 15h desta segunda-feira (9), na Praça Veríssimo de Melo, como parte da programação da Blitz Agosto Lilás. Atendimento jurídico, aconselhamentos e até mesmo encaminhamento para atendimentos ginecológicos e odontológicos estão sendo oferecidos durante o dia.


A Unidade Móvel foi uma parceria com o Estado do Rio, que proporciona o ônibus com salas de atendimento de assistência social e jurídico, para acolher essa mulher e orientar acerca dos seus direitos.

"Enquanto município, a gente fez uma parceria com a Secretaria de Saúde, com o programa Saúde da Mulher, com a Casa da Convivência, com o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador, Coordenação de Enfermagem (SEMUSA), com a ideia de oferecer, por exemplo, marcação de exame para preventivo. A gente observou que as mulheres estavam tendo um pouco de dificuldade e conseguimos 50 vagas, além do trabalho da Coordenadoria de Odontologia, em fazer todo esse olhar do cuidado bucal", explica Jane Roriz, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam).

Segundo Jane, a questão da saúde é importante por ser a primeira porta de entrada para a mulher vítima de violência. "E ela traz essas demandas físicas também, seja no cuidado com a saúde, seja na questão bucal. Então, a gente tem buscado muitos parceiros nesse contexto. Precisamos mostrar às mulheres que elas têm voz, que temos uma rede potente atenta à questão das mulheres. Estamos preparadas para esse atendimento", observa.

A Fundação Leão XIII é outra parceira do Estado, que irá oferecer às mulheres - extensivo aos filhos - gratuidade para emissão de documentos (certidão de nascimento, carteira de identidade, certidão de casamento, óbito, entre outros), assim como, orientações sobre demais serviços prestados pela unidade. Também são parceiros da Blitz Lilás, a Patrulha Maria da Penha, do 32º Batalhão da PM, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, a Secretaria de Mobilidade Urbana, com toda a logística para a atuação na praça, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil.


* Jornalista: Carla Cardoso / Fotos: Maurício Porão / reprodução internet.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


12 visualizações0 comentário
bottom of page