top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Blitz Educativa em Macaé reforça medidas para redução de acidentes


Ações educativas junto aos condutores têm como foco a preservação de vidas

Foto: Moisés Bruno


Encerrando o mês do motociclista, a Prefeitura de Macaé realizou uma Blitz Educativa, na quarta-feira (28), na orla da Praia dos Cavaleiros. O objetivo é reforçar as medidas preventivas de segurança no trânsito, principalmente para os motociclistas. O número de motocicletas vem aumentando, a cada ano e, consequentemente, os acidentes. Somente esse ano, 653 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas já foram registrados na área de abrangência do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM). O município trabalha para reduzir esses índices e combater também as irregularidades envolvendo os motociclistas que desrespeitam as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).


A Secretaria de Mobilidade Urbana, por meio da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, está trabalhando, desde janeiro, nas ações educativas junto aos condutores para reforçar as medidas preventivas de acidentes nas vias do município. A Coordenadoria Geral de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, o grupo de palhaçaria Alegria e Cia e a Autoescola Motocar participaram da ação desta quarta-feira.

“Preservar vidas é o foco prioritário do município. Agradecendo a todas instituições presentes hoje aqui. Esse é o mês do motociclista e ficamos muito honrados em estar buscando iniciativas que visam melhorar a segurança do motociclista, em mais uma ação da Educação para o Trânsito. Vamos continuar com ações como essa para trazer mais segurança para os moradores de Macaé”, disse o prefeito de Macaé, Welberth Rezende.

O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lembrou que as ações educativas de trânsito recebem aprovação da grande maioria da população. “Todas as vezes que fazemos a Blitz Educativa, as pessoas concordam, ressaltando o quanto é importante esse trabalho educativo na prevenção aos acidentes de trânsito. Vamos continuar atuando neste sentido, para que os condutores respeitem as leis de trânsito e, assim, possamos reduzir os índices de acidentes”, pontuou.

A equipe da Coordenadoria Geral de Educação para o Trânsito do Detran-RJ atuou também no local distribuindo folhetos de orientação para os condutores. “Somos parceiros de todos os municípios. O objetivo é conscientizar motociclistas e condutores em geral da importância das medidas preventivas. São regras simples que, se forem seguidas, salvam vidas. A pandemia da Covid-19 ajudou a aumentar o número de motos. Por isso, é importante bater muito nessa tecla: os motociclistas precisam usar os equipamentos de proteção e as empresas, que contratam os motoboys, precisam cobrar todos os itens de segurança. Geralmente, os acidentes envolvendo motocicletas acontecem por conta de imprudência, a maioria por colisão traseira”, explicou o coordenador geral de Educação para o Trânsito do Detran-RJ, Rodrigo Varejão.

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, o vereador Luiz Matos e o subcomandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, major Saraiva, também estiveram presentes à Blitz Educativa.

População aprova ação educativa A população e os condutores que passaram pela orla da Praia dos Cavaleiros reforçaram a importância dessas ações educativas. “Já fiz muito isso também. É muito bom”, disse o1º sargento da Polícia Militar (reserva), Cledinardo Corrêa, 71 anos. “Isso é ótimo. Muito bom. Hoje em dia, as pessoas estão mal-educadas no trânsito”, afirmou o mecânico de helicóptero, Josemar Garcia de Melo, 47 anos. “É importante conscientizar as pessoas, com certeza. Pensar no próximo é estar pensando em você”, pontuou o propagandista, Cláudio Nogueira, 49 anos. “Essa iniciativa é muito pertinente por parte da prefeitura, principalmente em relação aos motociclistas que fazem muitas imprudências no trânsito”, disse a professora, Janaína Tanus, 46 anos. “Tá certo. É bom orientar as pessoas. Mas, eu não ando muito rápido”, afirmou o motoboy, Alerrandro da Silva, 20 anos.


* Jornalista: Catarina Brust / Fotos: Moisés Bruno.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:




8 visualizações0 comentário
bottom of page